• Pesquisar:

Menu superior



Vias Seguras / Documentação / Bibliografia e temas / Livro Rota de colisão





Rota de colisão, um livro de HELOISA MARTINS e EDUARDO BIAVATI

Dirigido especialmente aos leitores jovens

(Apresentação publicada no portal da editora)

Rota de colisão, a cidade, o trânsito e você

A violência do trânsito nas ruas e estradas é uma velha conhecida das famílias brasileiras. Apenas em 2005, quase 27 mil pessoas morreram em acidentes de trânsito no país. O fenômeno é geral e tem endereço privilegiado: entre os jovens, esses acidentes são a segunda causa de morte e a primeira causa de incapacitação física permanente.
Mas os autores desse livro ousam dizer que acidente de trânsito não existe. Há muito pouco de acidental e fortuito no espetáculo da violência do trânsito de todos os dias. A esmagadora maioria das ocorrências de trânsito, ao contrário do que parece, acontece por causas bem previsíveis. Isso, é claro, tem a ver com a atitude das pessoas em relação aos outros e também a si mesmas. Mas essa não é a explicação completa.
O trânsito, nesse livro, é o ponto de partida para uma inovadora reflexão sobre a sociedade, a cidadania e a vida nas cidades, hoje.

Eduardo Biavati e Heloisa Martins nos convidam a olhar para a cidade em que vivemos. Ela não é apenas uma estrutura física que abriga os encontros e os relacionamentos de seus habitantes – os cidadãos. A cidade determina nossos deslocamentos e, muitas vezes, o acidente de que somos vítimas. Mas isso não precisa ser um conflito permanente.

Dirigido especialmente aos leitores jovens, esse livro pretende refletir sobre as regras de trânsito e, principalmente, sobre as razões pelas quais elas não parecem ser suficientes para mudar a realidade dos conflitos no trânsito.
Para além da regra, o livro convoca o leitor a pensar nos limites do corpo humano diante da violência do trânsito e busca na fragilidade do sistema nervoso central argumentos incomuns para o respeito a si mesmo e aos outros com quem partilhamos o espaço público.
Rota de colisão apresenta novas razões para nos protegermos no trânsito, mas alerta que dependemos sempre uns dos outros, e que somente juntos conseguiremos mudar a realidade nas ruas de nossas cidades.

Os autores

Heloisa Martins é historiadora e Mestre em Administração Pública e Planejamento Urbano (FGV-SP) Trabalha há mais de 30 anos com planejamento urbano e de trânsito. Atualmente, coordena os trabalhos da Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo (CET-SP) sobre segurança para motociclistas.
Eduardo Biavati é Mestre em Sociologia e especialista em segurança no trânsito. Por mais de dez anos coordenou o Programa de Prevenção a Acidentes de Trânsito da Rede Sarah de Hospitais, tendo desenvolvido abordagem de prevenção dos acidentes centrada na fragilidade do corpo humano.

Para acessar o portal da editora, clique aqui

palavras-chave: