• Pesquisar:

Menu superior



Vias Seguras / Eventos / Dia Mundial das vítimas 18/11/2007





Dia Mundial das vitimas do trânsito: 18 de Novembro 2007

Desde 2005, por resolução da ONU, o terceiro domingo do mês de Novembro é dedicado à lembrança das vítimas de trânsito em todo o mundo.

Exemplos de comemoração no Brasil em 2007

O objetivo das manifestações públicas era reverenciar as vítimas de trânsito de todo o mundo e promover ações de prevenção.

Brasília: parceria entre o DETRAN e a Arquidiocese de Brasília para que o tema trânsito esteja presente em todas as celebrações de missas nas 120 paróquias e 300 capelas da cidade . Missa solene na catedral. Publicidade sobre a campanha Paz no Trânsito. Distribuição das cartilhas dos DEZ MANDAMENTOS

Belo Horizonte: parceria entre o programa PARE, a Arquidiocese e o DNIT. Distribuição de cartões pedindo gentileza no trânsito.

Curitiba: parceria entre o DETRAN-PR e a Empresa Municipal de Trânsito e Urbanização. Celebração religiosa ecumênica, blitz nas ruas com distribuição de folhetos educativos e das cartilhas dos DEZ MANDAMENTOS.

Fortaleza: parceria entre o Detran e o Arquidiocese: missas em todas as paróquias da cidade. Ato ecumênico no DETRAN, com a participação do Coral Verde.

Rio de Janeiro: parceria entre o DETRAN, a Prefeitura, a SBOT (Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia). Apoio de FETRANSPOR (RJ), ABRAMET, Frente Parlamentar em defesa do trânsito seguro, Policia Rodoviária federal, Corpo de Bombeiros, Policia Militar. Divulgação do Manifesto dos Jovens por um trânsito seguro e da Carta dos pais órfãos de filhos no trânsito. Petição a favor do Projeto de Lei n. 798/2007 que considera homicídio doloso (com intenção de matar) os acidentes de trânsito com morte provocados por motoristas embriagados em alta velocidade, mas também estabelece penas alternativas para esses casos. Distribuição de Camisetas “Voluntário para o Dia Mundial em memória das vítimas do trânsito” fornecidas pela ABRAMCET e de pulseiras.

Muitas emissoras de Tv e jornais de todo o Brasil fizeram a cobertura destas manifestações. Na opinião de um repórter, « O calendário de trânsito no Brasil agora tem uma nova data importante para falar da vida... "

palavras-chave: