• Pesquisar:

Menu superior



Vias Seguras / Eventos / Dia Mundial das Vítimas, 21/11/2010 / O Dia Mundial das Vítimas, Novembro 2010





O Dia Mundial das Vítimas do Trânsito, Novembro 2010

Programação em Florianópolis, Porto Alegre, Salvador e no Rio de Janeiro

Florianópolis,

Florianopolis.R1

Porto Alegre

Instituições gaúchas planejam ações para a Década Mundial de Segurança no Trânsito

O Detran/RS e o Ministério Público Estadual promovem, no próximo dia 19 de novembro, o Encontro preparatório para a Década Mundial de Segurança no Trânsito. Com início às 9h, o evento acontece no Palácio do Ministério Público (Praça Marechal Deodoro, 110, 3º andar) e reúne órgãos e entidades representativas da sociedade para encaminhar sugestões a serem desenvolvidas na Década Mundial de Ações para a Segurança no Trânsito. A Organização das Nações Unidas (ONU) proclamou 2011-2020 o período para os países membros desenvolverem políticas que reduzam pela metade a mortalidade nas ruas e estradas.

O encontro acontece às vésperas do Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito, instituído pela ONU para homenagear os mortos e incapacitados no trânsito. Desde 2005, quando o terceiro domingo de novembro é marcado por homenagens às vítimas de trânsito em todo mundo, o Rio Grande do Sul registrou quase 9,9 mil mortes e pelo menos 30 vezes mais feridos. Somente nos últimos três anos foram mais de 136 mil feridos. A maioria das vítimas são jovens entre 18 a 24 anos. Dezoito por cento dos mortos e 30% dos feridos estão nessa faixa etária.

As ações para a Década Mundial de Ações para a Segurança no Trânsito devem basear-se nos cinco pilares definidos pela ONU: gestão da segurança no trânsito, infraestrutura hospitalar para o pós-acidente, veículos seguros, comportamento do usuário no trânsito e cuidados após a colisão. Entre os comportamentos a serem modificados, os esforços maiores devem ser para o incentivo ao uso do cinto de segurança e às cadeirinhas para crianças, o uso de capacete por motociclistas, a gestão da velocidade e a questão da alcoolemia.

Rio de Janeiro

Detran celebra Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito

Rio de Janeiro

Em evento no Monumento aos Pracinhas da II Guerra Mundial, no Parque do Flamengo, o Detran vai celebrar, a partir das 9h deste domingo (21/11), O Dia Mundial em Memória das Vítimas do Trânsito, instituído pela ONU, com um ato inter-religioso que terá a participação de 11 denominações religiosas e será apresentado pela atriz Myrian Rios.

Estarão unidos no ato o bispo Dom Assis Lopes, da Igreja Católica Apostólica Romana; o rabino Sérgio Margulies; da Associação Religiosa Israelita; o babalorixá Ivanir dos Santos, do candomblé; a Sra. Edna Santos Arraes, do Conselho Espírita do Estado do Rio de Janeiro; Dom Filadelfo Oliveira, da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil; o ministro Carlos Cruz, da Igreja Messiânica Mundial do Brasil; o padre Marcelo Torres, da Igreja Ortodoxa Antioquena; o reverendo José Carlos Cavalcante, da Igreja Presbiteriana Unida; a sacerdotisa Darlene Ribeiro, do Primado de Umbanda; o monge Álcio Braz, da Sanghazen do Rio de Janeiro; e o sheikh Jihad Hasssan Hamadeh, da Sociedade Muçulmana Beneficente do Rio de Janeiro.

A parte musical da cerimônia ficará por conta do cantor Alex Cohen; da banda do Corpo de Bombeiros; da Orquestra Municipal de São Gonçalo; do Coral Harmonicanto; do Coral Abrigo Solar; do Coral Canta Detran; e do grupo Bamba no Arô.

No mesmo espaço, haverá ação social, desenvolvida por instituições e entidades, como a Fundação Leão XIII; a Previdência Social; a Diretoria de Identificação Civil do Detran; o Núcleo de Apoio às Vítimas do Trânsito; a Operação Lei Seca; o Procon; e a Secretaria estadual de Saúde e Defesa Civil, entre outras.

Salvador

Transalvador realiza evento em homenagem às vítimas de Trânsito

Com o objetivo de mobilizar instituições públicas, privadas, sociais e ONGs (ligadas às vítimas de acidentes de trânsito e ao combate à violência no trânsito), contribuir para a elaboração de políticas públicas voltadas para a redução de acidentes e propagar em Salvador a “DÉCADA GLOBAL DE AÇÕES PARA A SEGURANÇA VIÁRIA (2011 a 2021)”, a Transalvador/SETIN, através de sua Gerência de Educação para o Trânsito, realiza nos próximos dias 19 e 21 de novembro (sexta-feira e domingo), respectivamente, o II Colóquio de Trânsito e Vida e a 1ª Caminhada em Memória ao Dia Mundial das Vítimas de Acidentes de Trânsito.
As palestras serão realizadas no Auditório do Sebrae no Largo do Aflitos, das 08h30 às 13h. Já a caminhada começa às 08h30, com saída da Avenida Adhemar de Barros/Ondina e chegada ao Farol da Barra. As inscrições podem ser feitas pelo site: www.fenasdetran.com.br e tem valor simbólico de 2kg de alimentos não-perecíveis que serão doados a instituições de caridade.
O evento contará com as palestras: “Uma aliança brasileira para a redução das vitimas no trânsito”, do Dr. Marcos Musafir, médico e representante da Organização Mundial de Saúde; “As vítimas dos acidentes de trânsito no Brasil – culpadas ou inocentes?”, por Dr. Israel de Moura Júnior, major da PM/PE e bacharel em Direito; além da mesa- redonda sobre o Seguro DPVAT, composta por Dr. Armênio Souza – ABRAMET, Dr. Marcos Musafir, major Moura e o professor Rodrigo Ramalho.
O evento terá ainda a participação de representantes da Transalvador, do Detran, do Sebrae, da UFBa, do SEST/SENAT, da ABRAMET, da Uneb e da Fundação Ulysses Guimarães (FUG).

Leia o artigo "Em memória das vítimas de trânsito

Clique aqui

palavras-chave: