• Pesquisar:

Menu superior



Vias Seguras / Eventos / Encontro Nacional de Segurança e Crimes de Trânsito (Abril 2012) / Caminhada pela Paz no Trânsito em Campo Grande, 19/04/2012





Caminhada pela Paz no Trânsito em Campo Grande, 19/04/2012

Caminhada pela Paz no Trânsito leva mil pessoas a Av. Afonso Pena

Publicado no portal da Prefeitura de Campo Grande

 

Caminhada R1

 

 

Cerca de mil pessoas percorreram a pé um trecho da avenida Afonso Pena no início desta manhã, para chamar a atenção dos motoristas e pedestres para a importância da Lei Seca. Parte da programação do Encontro Nacional de Segurança e Crimes de Trânsito, que acontece desde segunda-feira (16) na Capital, a ação teve concentração na Praça do Rádio Clube onde, trajando camiseta amarela da campanha, o grupo seguiu até a rua 14 de Julho e retornou ao local de início pela rua Barão do Rio Branco. A iniciativa foi organizada pela Companhia Independente de Policiamento de Trânsito (Ciptran) em parceria com a Agência Municipal de Trânsito (Agetran).

 

No mesmo foco do evento nacional que ocorre em Campo Grande, cujo encerramento será amanhã (20), os organizadores da caminhada esperam com a iniciativa despertar e reforçar junto aos motoristas a conscientização da importância da Lei Seca. “A partir de o momento em que se tornarem mais duras as punições para quem comete o crime de dirigir alcoolizado, o motorista irá pensar duas vezes se vale a pena pegar o volante após ingerir bebidas alcoólicas”, reforça o diretor-presidente da Agetran, Rudel Trindade Junior.

 

O comandante da Ciptran, tenente-coronel Alírio Villasanti, lembra que o país vive um momento significativo na questão do trânsito. “Este encontro nacional, que acontece nesta semana, demonstra a preocupação de todo o país e órgãos envolvidos na questão, para a efetividade das ações com intuito de diminuir as mortes causadas por acidentes no trânsito. Sabemos que 40% deles são causados por motoristas que fizeram o uso de bebida alcoólica”, considera Villasanti.

 

Rudel concorda com o comandante da Ciptran. “Nunca se falou tanto em educação para o trânsito como agora. Desde a implantação do programa Vida no Trânsito, os obtidos têm sido efetivos e comemorados. Chegamos a atingir 19 dias sem morte em Campo Grande, no placar da vida. Significa que neste período nenhuma pessoa veio a óbito após se envolver em acidente, já que o placar considera os próximos 30 dias de recuperação do acidentado após o fato”, explica o diretor da Agetran.

 

A programação do Encontro Nacional de Segurança e Crimes de Trânsito segue até esta sexta-feira (20). Para encerrar o evento, que reúne representantes de órgãos envolvidos nas questões relacionadas ao trânsito vindos de todo o país, será realizada às 8h uma audiência pública na Assembleia Legislativa, onde serão discutidos os crimes de trânsito. A iniciativa é da Polícia Rodoviária Federal, do Ministério da Justiça, das OAB/MS e do Governo do Estado, por meio do Detran, com o apoio da Agetran e da Ciptran.

 

Fonte/Autor: Eliza Moreira DRT/MS 106

palavras-chave: Caminhada pela Paz, vida no trânsito, Campo grande, MS, Mato Grosso do Sul