• Pesquisar:

Menu superior



Vias Seguras / Eventos / Encontro Nacional de Segurança e Crimes de Trânsito (Abril 2012) / Programa do Encontro Nacional de Segurança e Crimes de Trânsito





Programa do Encontro Nacional de Segurança e Crimes de Trânsito

(Publicado pelo Departamento de Polícia Rodoviária Federal em 16/04/2012)

Campo Grande, 16 de abril – Começa hoje e vai até 20 de abril, em Campo Grande (MS), o Encontro Nacional de Segurança e Crimes de Trânsito. Durante esta semana, especialistas de diversas áreas ligadas ao trânsito, discutirão soluções para diminuir a violência causada por acidentes automobilísticos. No Brasil, é elevado o número de mortos e feridos, são cerca de 40 e 350 mil por ano, respectivamente (dados do Ministério da Saúde).

 

Nos dias 17 e 18, dentro da programação do encontro, será realizado o Seminário Nacional de Prevenção e Redução de Acidentes, com o objetivo de discutir com a sociedade as bases para a elaboração de um plano nacional. Serão quatro eixos de debates: Gestão de Informação e Inovações Tecnológicas, Policiamento e Fiscalização (Esforço Legal), Atendimento Pré-Hospitalar e Infraestrutura, além da Educação para o trânsito.

 

O Encontro vai reunir juristas renomados, como o penalista Luiz Flávio Gomes e nomes importantes no cenário do trânsito brasileiro, como a diretora-geral da PRF, Maria Alice Nascimento e o diretor do Denatran, Julio Ferraz Arcoverde. Entres os participantes, ainda estão representantes do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu), do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), além de superintendentes e chefes de policiamento, da PRF, de todas as unidades da federação.

 

Já no dia 19, acontecerá a Caminhada pela Paz no Trânsito, coordenada pela Companhia Independente de Policiamento de Trânsito (CIPTRAN -MS) e pela Agência Municipal de Trânsito de Campo Grande (Agetran). A Audiência Pública sobre Crimes de Trânsito (20 de abril) será realizada na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, sob a coordenação da Secretaria de Segurança Pública do Estado. Participação diversos segmentos da sociedade, como gestores da saúde, educação e dos transportes; estudantes, profissionais do volante, ciclistas e motociclistas em geral; pedestres, organizações não governamentais entre outros.

 

O evento, realizado pela Polícia Rodoviária Federal, atendendo um pedido do Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, é uma parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil – seccional MS e o Departamento Estadual de Trânsito do Mato Grosso do Sul (DETRAN/MS). As inscrições para assistir às palestras e participar dos debates são gratuitas e podem ser feitas no site do DETRAN: www.detran.ms.gov.br/encontro.

palavras-chave: