• Pesquisar:

Menu superior



Vias Seguras / Eventos / Semana Mundial de Segurança





Semana Mundial de Segurança no Trânsito, Abril 2007

Semana ONU 2007 selo

A idéia da campanha, que é uma iniciativa da Organização Mundial de Saúde (OMS) em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), é chamar atenção para o fato de que a maioria dos acidentes de trânsito pode e deve ser evitada. E para que isso aconteça são necessárias pequenas mudanças no hábito da população.

(Publicado no portal do Ministério da Saúde)

Todos os anos, acidentes de trânsito matam mais de um milhão de pessoas em todo o mundo e deixam entre 20 e 50 milhões de pessoas feridas. Os jovens representam a grande maioria das vítimas, que, muitas vezes, apresentarão seqüelas pelo resto da vida. Como se o custo desse sofrimento não bastasse, os países perdem cerca de um a dois por cento do Produto Interno Bruto (PIB) com gastos relacionados aos acidentes de trânsito.
Para estimular ações e prevenção, a Organização Mundial da Saúde inicia, hoje (23), a Primeira Semana Mundial das Nações Unidas de Segurança no Trânsito, que tem um desafio: promover a paz no trânsito e lutar pela não banalização da vida. A campanha se estende até a próxima sexta-feira, dia 29.


Dentre os principais fatores de risco que contribuem para as colisões e atropelamentos estão: o excesso de velocidade, a ingestão de bebidas alcoólicas pelos motoristas e pedestres, o não uso dos capacetes ou do cinto de segurança e problemas na infra-estrutura de rodovias e vias públicas.
Parcerias - No dia 25 de abril, os moradores de Brasília verão cartazes gigantes cobrindo alguns dos prédios da Esplanada dos Ministérios, tendas montadas próximas à rodoviária do Plano Piloto, distribuição de materiais informativos nos semáforos e nos bares da cidade, entre outras ações, para lembrar aos cidadãos como pequenos cuidados podem salvar milhares de vidas. E só depende das atitudes de cada um.
Estas atividades foram elaboradas pelo Ministério da Saúde em parceria com os Ministérios do Transportes, das Cidades e da Educação, da Secretaria Especial de Direitos Humanos e de outras entidades da sociedade civil. Existem outras atividades planejadas para acontecer simultaneamente em todos estados.

Portal do Ministério da Saúde

Clique aqui para ter acesso às peças de campanha

Mais informações
Assessoria de Imprensa do Ministério da Saúde
Tel.: (61) 3315-3580
Fax: (61) 3225-7338
Plantão: (61) 9962-3752
E-mail: imprensa@saude.gov.br

Portal das Nações Unidas

First United Nations Global Road Safety Week

Clique aqui para baixar a documentação proposta aos organizadores

palavras-chave: