• Pesquisar:

Menu superior



Vias Seguras / Eventos / Semana Nacional do Trânsito 2012 / Check-up de motos na SNT 2012





Check-up de motos na Semana Nacional de Trânsito 2012

Ação promovida pelo Ministério das Cidades e Abraciclo

(Publicado no portal Denatran, 19/09/2012)

O Ministério das Cidades (MCidades) vai promover uma série de ações durante a Semana Nacional de Trânsito para conscientização dos motoristas sobre os riscos de dirigir com excesso de velocidade. Uma das ações acontecerá amanhã (19/09), quando o ministro Aguinaldo Ribeiro participa da 16ª Edição MotoCheck-Up, no estacionamento do estádio Mané Garrincha, em Brasília. A semana acontece do dia 18 a 25 deste mês.

O evento é promovido pelo MCidades, através do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), em parceria com Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo).

O ministro das Cidades ao lado do diretor-geral do Denatran, Julio Arcoverde, participarão da abertura do evento, às 10h30, e reforçarão a campanha lançada pelo MCidades na última semana: “Pela Consciência no Trânsito” e pelo excesso de velocidade, que faz parte do Pacto Nacional pela Redução de Acidentes (Parada – Um pacto pela Vida). “Está na hora de sensibilizar toda a sociedade para diminuir o número de mortes no trânsito”, afirmou o ministro.

O Parada – Um Pacto pela Vida foi lançado no dia 11 de maio de 2011, com o objetivo de mobilizar a sociedade e reunir ações para diminuir os altos índices de acidentes no trânsito. É uma resposta do Brasil à Organização das Nações Unidas (ONU), que determinou o período de 2011 a 2020, como a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito". São 178 países signatários do compromisso. A meta do esforço mundial é reduzir os óbitos em 50% em 10 anos.

Os dados recentes mostram que cerca de 42 mil pessoas morrem, a cada ano, nas ruas e estradas do país. “Quantas pessoas perderam a vida no trânsito poderiam estar hoje colaborando em todas as áreas? Quantos jovens que tinham um futuro pela frente perderam a vida num momento de irresponsabilidade ou displicência ou provocaram a morte de outras pessoas”, disse o ministro das cidades.

Cartilhas - O Ministério das Cidades tem um estande no estacionamento do Mané Garrincha, onde o Denatran distribuirá 3.000 cartilhas “Motociclista Consciente” e 3.000 folders. Essa é a primeira edição do MotoCheck-Up no Centro-Oeste, o maior programa de avaliação de motocicletas e conscientização de motociclistas do Brasil.

Os motociclistas terão, gratuitamente, uma avaliação das condições mecânicas de 21 itens de sua moto, por meio de um circuito. Aqueles que concluírem o check-up ganham brindes das concessionárias participantes, como litros de óleo.

ASSESSORIA DE COMUNCIAÇÃO SOCIAL DO MINISTÉRIO DAS CIDADES

palavras-chave: