• Pesquisar:

Menu superior



Vias Seguras / Eventos / Seminário DENATRAN, Outubro 2007





Seminário DENATRAN de Educação e Segurança no Trânsito, Belo Horizonte, 16 e 17 de outubro 2007

Semana do trânsito 2007 (2)

O Departamento Nacional de Trânsito realizou nos dias 16 e 17 de outubro 2007 o II Seminário Denatran de Educação e Segurança no Trânsito: o jovem e o trânsito.

Informação publicada no portal DENATRAN antes do Seminário

O evento faz parte das ações promovidas neste ano sobre o tema relativo à Semana Nacional de Trânsito. Durante o seminário serão debatidos diversos assuntos sobre o comportamento do jovem no trânsito, ações que podem ser desenvolvidas para a redução do número de acidentes e para a promoção de mais segurança nas vias brasileiras.

O evento reunirá diversos especialistas como, por exemplo, educadores, sociólogos, profissionais da mídia e da saúde. Para participar do seminário basta preencher a ficha de inscrição disponível no site do Denatran. As inscrições são gratuitas e as vagas limitadas. O evento será realizado no Hotel Ouro Minas, em Belo Horizonte (MG).

Veja programação completa do evento.

O jovem e o trânsito

De acordo com os dados do Denatran, 44% dos condutores envolvidos em acidentes de trânsito com vítimas em 2004 tinham idade entre 18 e 29 anos, já em 2005 esse percentual subiu para 46%. Dados do órgão revelam ainda que em 2004 3,2% desses condutores tinham menos de 18 anos, em 2005, esse número subiu para 3,5%.

A escolha do Conselho Nacional de Trânsito do tema “O Jovem e o Trânsito” para as campanhas de 2007, visa levantar o debate sobre a importância de medidas que busquem a prevenção de acidentes envolvendo os jovens. No entanto, a intenção do Conselho não é somente de chamar a atenção do jovem para o respeito às leis de trânsito, mas propor a discussão sobre como toda a sociedade pode contribuir para um trânsito mais seguro.

Informação publicada após o Seminário

Denatran realiza grande debate sobre educação de trânsito para a juventude

O II Seminário Denatran de Educação e Segurança no Trânsito, realizado nos dias 16 e 17 de outubro, em Belo Horizonte, sobre o tema o jovem e o trânsito, contou com a participação de 531 pessoas, representantes de 116 municípios distribuídos em 20 estados brasileiros. Foi o maior evento educacional já realizado pelo Departamento Nacional de Trânsito.

Durante os dois dias foram apresentados diversos assuntos distribuídos em sete painéis e coordenados por especialistas de diversas áreas. Foram 25 palestrantes, de reconhecimento nacional, que abordaram desde temas ligados à concepção de juventude até questões como álcool e direção.

Entre os destaques, a apresentação da escritora Tânia Zagury, com a palestra Limites sem Traumas, que empolgou os participantes. O trabalho apresentado pela Secretaria Nacional Antidrogas e as lições descritas por Fernando Diniz, coordenador do Movimento Prosseguir é Preciso, assim como as concepções de educação para a juventude apresentadas pela socióloga Miriam Abramovay e pelo pedagogo Antonio Carlos Gomes da Costa, levaram a platéia à reflexão. Participações igualmente marcantes tiveram a escritora e filósofa Terezinha Azeredo Rios e Jorge Werthein, representante da RITLA.

Com foco central na educação, o objetivo do evento foi discutir com educadores, representantes de órgãos de trânsito e com a sociedade civil assuntos que envolvem o jovem e o trânsito. Os debates do evento servirão de base para a elaboração de uma política voltada a redução de acidentes envolvendo principalmente este público-alvo, assim como para a elaboração das diretrizes curriculares nacionais do ensino médio.

A coordenadora de Educação do Denatran destaca a importância do resultado de debates como este. “Será possível elaborar e executar projetos bem fundamentados, que atendam, efetivamente, este público-alvo”, afirma Juciara Rodrigues. Os participantes do evento receberam o certificado de participação mais o kit Trânsito Consciente, composto por um caderno com diversas informações sobre trânsito e quatro CDs contendo os vinte programas da série Trânsito Consciente, exibido pela TV Cultura.

Apresentações publicadas

Miriam Abramovay - O mundo do jovem: concepções de juventude

Nereide Tolentino (Volvo) - OS JOVENS E O TRÂNSITO: Análise das pesquisas

Tânia Zagury - Ensinando Integridade

Dr. Jorge Werthein (Ritla) - Educação no Trânsito para a Juventude

Para baixar as apresentações, clique aqui

palavras-chave: