O Amigo da vez é aquele quem, nas festas, não bebe para poder dirigir na volta.
Informação publicada em 2007, no portal deste projeto
Os acidentes de trânsito são a maior causa da morte de jovens com idade entre 15 e 35 anos no Brasil. Em 70% dos casos, o consumo de álcool é constatado nos exames. Pensando nisso, o Ministério dos Transportes está renovando um projeto de conscientização que visa combater um dos principais males causadores de acidentes graves e fatais: a mistura de álcool com direção. Esta campanha, criada na década de 90, será levada às regiões de maior concentração de bares freqüentados pelo público jovem.
O “Amigo da Vez”, agora, vai usar um simulador de trânsito para mostrar os efeitos do consumo de álcool sobre o motorista. Uma van equipada com o game será estacionada na frente de algumas das baladas mais movimentadas da cidade. Promotores do projeto vão convidar freqüentadores do bar que consumiram álcool para um teste de direção no simulador. TVs de plasma exibirão o teste para quem estiver dentro e fora do local. O game que roda no simulador retrata a realidade caótica de ruas movimentadas dos centros urbanos, ilustrando a dificuldade de dirigir, ainda mais sob efeito do álcool.
A blitz se torna uma atração: durante sua passagem pelos bares, os promotores distribuem material promocional e conversam com os demais freqüentadores, informando sobre o programa e os canais para obtenção de mais informações. O projeto tem como objetivo convencer os jovens a sempre ter o seu “Amigo da Vez”, aquele que não vai beber para ficar com a chave do carro e a função de proteger a vida dos seus amigos.
A blitz também vai mostrar os outros benefícios da campanha, como a economia de combustível e a maior facilidade e segurança para estacionar, por exemplo.
Diferente de todas as campanhas educativas de trânsito, que procuram atingir o público pelo discurso, o “Amigo da Vez” vai provar por meio da experiência os perigos a que uma pessoa alcoolizada está exposta quando dirige. Esse tipo de abordagem foi pensada para atingir os jovens de hoje, que têm uma relação totalmente diferente com o mundo, principalmente no que diz respeito à mídia, tecnologia, entretenimento, conhecimento e informação.
A divulgação vai englobar um conjunto das mídias que melhor atingem este público, como internet, e-mail, games indoor em bares e distribuição de 4 mil CDs com uma seleção de músicas nacionais de bandas novas. Além disso, os resultados das blitzes darão origem às chamadas de TV de 30 segundos, aproveitando para divulgar o hotsite da campanha.
No hotsite estarão disponíveis informações completas sobre o ”Amigo da Vez”, inclusive toda a série de programas, com a possibilidade de o internauta enviar para os amigos; uma versão do simulador, com uma série de músicas de bandas e artistas nacionais, alinhadas com as novas tendências da música jovem (eletrônico, hip-hop, hardcore, pagode, pop rock...).
Amigo de bolso
O Amigo de bolso promete virar moda entre os freqüentadores da vida boemia. Bom para quem quer sair e aproveitar tudo que uma boa festa, bar ou pub podem oferecer, mas não deseja correr riscos ao voltar para casa.
Desenvolvido como um aplicativo para celular, quando ativado o Amigo de Bolso cria uma interação entre o usuário e um amigo que ele escolhe para ser seu “anjo”. Uma troca de mensagens faz com que seu amigo fique em alerta, no caso do usuário do aplicativo precisar de ajuda ou não poder voltar para casa. Após uma hora de ativação, o usuário recebe uma mensagem pedindo-lhe que seja consciente e contate seu “amigo da vez”. Ao desativar o aplicativo, uma mensagem é enviada ao amigo dizendo que pode ficar tranqüilo, pois o usuário está em condições de dirigir.
Anjo de Bolso é uma iniciativa do Ministério dos Transportes e do Programa PARE com o objetivo de conscientizar as pessoas a voltarem para casa com segurança, após o consumo de bebidas alcoólicas. Para baixar o aplicativo pelo celular, basta acessar via wap o endereço: wap.amigodebolso.com.br. O preço do acesso via WAP varia de acordo com a operadora.