Educação para a segurança do trânsito, formação dos condutores, legislação, fiscalização, sanções.
Na origem de cada acidente, conjugam-se geralmente vários fatores de risco dentre os quais o fator humano é quase sempre representado e freqüentemente predominante. Esta constatação, que se repete na ocasião de cada análise dos acidentes num determinado trecho ou num determinado período, mostra a importância fundamental do comportamento dos usuários no combate aos acidentes de trânsito.
Essas causas potenciais de acidentes são extremamente bem conhecidas e foram combatidas eficazmente em muitos paises. As etapas são:
Conscientização
Regulamentação (se for o caso)
Repressão (se for o caso)
A Portaria 168 de 14/12/2004, em vigor a partir de Junho 2006, exige que todo condutor tenha curso de “Direção Defensiva” como condição de obtenção ou renovação da Carteira de Habilitação. Um manual sobre a direção defensiva foi editado pelo DENATRAN em Maio 2006 e contém instruções sobre todos os aspectos da direção segura que permite prevenir e evitar os acidentes ou limitar as conseqüências dos acidentes: manutenção do veiculo e verificação das condições do veiculo, postura do condutor, uso do cinto, dos retrovisores, atenção aos elementos externos (via, condições climáticas, outros usuários) e recomendações quanto a possíveis situações de risco.
O texto atualizado do Código de Trânsito Brasileiro encontra-se no portal do Ministério da Justiça.
Para baixar o texto do CTB, clique aqui.
O excesso de velocidade é um dos maiores fatores de risco de acidentes.
Regulamentar o tempo de direção para caminhoneiros e motoristas de ônibus
Conheça o Manual de Direção Defensiva do DENATRAN: Trânsito seguro é um direito de todos.