Lançada pela ONU em 2011, adotada pelo Brasil, a Década criou um contexto favorável à mobilização espontánea de muitos estados e municípios e está se tornando a maior referência no país em matéria de combate aos acidentes de trânsito.
A 2a Conferência global de alto nível sobre segurança no trânsito organizada pela OMS foi realizada em Brasília em 18 e 19 de Novembro 2015, para fazer o balanço dos primeiros anos da Década de Ações para a Segurança do Trânsito.
O grande número e a variedade das ações de segurança necessárias requerem uma organização rigorosa. Um modelo de Plano Nacional de Ação foi sugerido pela ONU. Várias propostas de adaptação deste modelo à realidade brasileira foram feitas em 2011. Infelizmente, nenhum Plano Nacional foi publicado até agora (Junho 2013). Veja as várias propostas nesta pasta.
A estrutura federal do país e a municipalização do trânsito fazem com que todos os estados e municípios têm de ser envolvidos no combate aos acidentes. O Pacto foi o caminho escolhido para conseguir progressivamente o envolvimento das entidades e das pessoas indispensáveis ao sucesso da Década. O Pacto é um instrumento de compromisso de participação na Década, lançado pelo Ministério das Cidades em Maio 2011.
Manual de recursos e prática
(tradução do manual Strengthening road safety legislation publicado pela OMS em 2013)
O manual indica etapas básicas para que os países possam desenvolver as mudanças legislativas necessárias, os processos para identificar as lacunas das legislações vigentes, links para recursos de informação – como acordos internacionais e orientação baseada em evidências – e as etapas para o desenvolvimento de campanhas a favor de tais mudanças.
(Dezembro 2013) Como responder aos desafios da Década de Ações de Segurança do Trânsito?
(Outubro 2013) Para o deputado Hugo Leal, os avanços esbarram na omissão do estado e no conformismo da sociedade
(Julho 2012) Apresentação no Congresso Internacional de Trânsito em Porto Alegre pelo Ministério da Saúde
(Publicado no portal do Detran-RS)
(Agosto 2011) Entrevista do ortopedista Marcos Musafir, da SBOT
O Estado precisa se preparar para o aumento da mobilidade humana
"ONU proclama Década de Ações de Segurança do Trânsito"
"A década 2011-2020: o que fazer / roteiro de ações"
"A década 2011-2020: os cinco pilares da década"
TEMA: Década Mundial de Ações Para a Segurança do Trânsito - 2011/2020: Juntos, podemos salvar milhões de vidas