Capítulo 4 do manual de JC Salvaro
Extrato do Curso Técnico de Pilotagem de Paulo Voigt
O que faz com que uma motocicleta permaneça de pé quando em movimento, apenas sobre duas rodas, é a energia cinética gerada pelo efeito giroscópio das rodas. Quando a moto está parada, as rodas não geram energia cinética (energia de movimento) e, portanto, a moto não consegue se autoestabilizar e cai. Mas, quando as rodas giram, elas produzem uma energia capaz de proporcionar a autoestabilização da motocicleta. Porém, mesmo em movimento, muitas forças atuam contra a estabilização da moto e tentam derrubá-la.
Dentre os vários fenômenos que afetam a estabilidade da motocicleta destacam-se: o shimmy, kickback e pêndulo. Vamos ver detalhadamente cada um.
Antes de entendermos o que é o shimmy é necessário saber que, quando uma moto está em movimento, as forças estabilizantes do sistema de direção (a roda dianteira) estão atuando permanentemente no sentido de se contrapor às forças que tendem a desestabilizar a moto (ventos laterais, irregularidades do piso, peso que se desloca para um dos lados, etc). Portanto, o sistema de direção, ainda que você não perceba, está permanentemente atuando, corrigindo todas as irregularidades, com pequenos movimentos da roda dianteira para os lados, fazendo uma compensação. Às vezes este movimento é tão pequeno que você nem nota. Mas isto é mais fácil de perceber quando estamos em baixa velocidade, quase parando. Você já observou que nesta situação, muitas vezes, a moto se desloca para a direita e para a esquerda saindo do traçado normal? É o sistema de direção atuando para tentar manter o equilíbrio.
O shimmy é uma perturbação que ocorre quando a frequência de correção da roda coincide com a frequência de rotação da mesma. Quando isto ocorre, surge uma vibração de quatro a dez hertz, ou seja, de quatro a dez vezes por segundo o seu guidão passa a oscilar. Para eliminar o shimmy basta que você saia dessa velocidade crítica, aumentando ou diminuindo um pouco a velocidade em que você se encontra, e o shimmy automaticamente irá desaparecer.
Os elementos que podem influenciar e tornar mais suscetível o aparecimento de shimmy são o estado dos pneus, o balanceamento das rodas, e a regulagem da porca do canote do sistema de direção. O aperto desta porca deve ser feito por torquímetro de precisão, já que ele pode permitir gerar mais ou menos shimmy.
Um outro tipo de perturbação que pode afetar a estabilidade de uma motocicleta é o KickBack. Esta é uma perturbação que ocorre em alta velocidade, com motos superesportivas, quando a roda dianteira se ergue ou perde aderência com o solo, podendo gerar um grave acidente. Como já foi dito anteriormente, o sistema de direção da moto está permanentemente atuando, tentando manter a estabilidade da moto, corrigindo os desequilíbrios e compensando as forças que atuam contra a estabilidade da moto. Quando a moto perde a aderência da roda dianteira, por exemplo, ao passar em alta velocidade sobre uma cabeceira mal conservada de uma ponte, ainda que o sistema de direção absorva o impacto, a roda dianteira nunca mais estará alinhada exatamente na direção da trajetória da moto. A roda, ao bater no chão, fará com que as forças estabilizantes do sistema de cáster atuem na tentativa de retornar a roda para a direção correta da trajetória da moto. Isto vai gerar um impacto violento no guidão em torno de quatorze hertz, ou quatorze vezes por segundo, e que pode ser fatal para o motociclista. Quando isto acontecer é importante que o motociclista não use os freios em hipótese alguma, segure firmemente o guidão, e deixe diminuir a velocidade gradativamente até a moto se estabilizar e você readquirir o controle.
Por isso, muitas motocicletas superesportivas possuem amortecedor de direção. É ele que poderá absorver o impacto gerado pelo KickBack e evitar um grave acidente, já que nesta situação, normalmente o motociclista estará em alta velocidade.
A perturbação denominada pêndulo ou pendular é na verdade uma perturbação composta de vários fatores. A moto passa, a velocidades médias, em torno de 140 km/h, em torno disso, a se movimentar sobre três eixos: o guidão treme como se tivesse KickBack, a moto se comporta como se tivesse shimmy, e ainda por cima ela faz movimentos alternados e também com frequências no guidão, contrapostos ao movimento da direção, ou seja, parece que você está navegando num barco numa turbulência. O maior causador desse tipo de oscilação é principalmente a má regulagem da porca do canote da direção. Quando esta porca ou este sistema está extremamente rígido, você impede o livre movimento entre o sistema de direção e o quadro da moto, com isso a moto, ou o sistema de direção da moto não pode mais estabilizar a moto permanentemente.
Interessante: grande parte dos problemas de pendular são causados pelo próprio piloto, que muitas vezes se agarra tão firme ao guidão da moto que impede o livre movimento entre o sistema de direção e o quadro, e causa o defeito chamado pêndulo. Naturalmente que o estado dos pneus, e a carga que se coloca na moto, também influenciam e muito na geração de pêndulo. Por exemplo, você deveria colocar uma bigorna sobre o tanque, as suas roupas nas malas laterais e um lenço no topcase. Por quê? O topcase é justamente o ponto mais crítico para causar defeitos de shimmy, KickBack e pêndulo numa moto por tirar a aderência da roda dianteira. Ao deslocar o peso muito para trás, você tira cada vez mais a aderência da roda dianteira no chão. Esta perturbação tem sido relatada por muitos proprietários de um certo modelo de moto, que costumam sentar muito para trás e colocam peso excessivo na parte traseira da moto, tudo isso aliado ao fato de a moto ter um pára-lama alto, formando assim as condições propícias para a geração de pêndulo.
Para continuar a leitura do Manual, clique aqui