POR VIAS SEGURAS - Associação brasileira de prevenção dos acidentes de trânsito.
PARA ACESSAR O SITE ORIGINAL, CLIQUE AQUI
Imprimir

Motociclista: sinalize sempre suas intenções

Use sempre e corretamente o pisca-pisca

sinalize_suas_inten-01

Uma das irregularidades mais cometidas por motoristas e motociclistas em geral é não usar o pisca-pisca para sinalizar suas conversões (nota 36). O pisca-pisca é importante na medida em que permite aos outros saberem antecipadamente o que pretendemos fazer: ultrapassagens, mudanças de faixa, conversões, estacionamentos, paradas, etc.

O pisca-pisca é particularmente importante quando vamos fazer conversões à esquerda em pista dupla, advertindo o veículo que vem atrás para não nos ultrapassar, evitando que, sem querer, demos uma fechada nele. Nas conversões à direita, o veículo de trás, por exemplo, sabendo de nossa intenção, irá diminuir a velocidade. Se todos usarem o pisca-pisca para sinalizar suas intenções o trânsito ficará bem mais organizado e diminuirá o número de acidentes.
Mas, atenção, procure não esquecer o pisca-pisca ligado, já que, na imensa maioria das motos, - ao contrário dos automóveis - ele não se desliga sozinho (nota 37). Isto também poderá provocar acidentes. Veja, na figura ao lado, o que aconteceria se o motorista do automóvel, percebendo que o motociclista vai entrar à direita (afinal o pisca-pisca está indicando isto), arrancar e tomar a pista. A colisão ocorrerá. O motociclista não pretendia entrar à direita. Ele “apenas” esqueceu o pisca-pisca ligado.
Não esqueça de, eventualmente, checar se nenhuma lâmpada está queimada (nota 38).

Notas:

36 - CTB, art. 196: “Deixar de indicar com antecedência, mediante gesto regulamentar de braço ou luz indicadora de direção do veículo, o início da marcha, a realização da manobra de parar o veículo, a mudança de direção ou de faixa de circulação: Infração - grave; Penalidade – multa 120 UFIR.”
37 - Uma exceção é a BMW R1150R RocksterR, onde o desligamento do pisca-pisca, após a conversão, é automática.
38 - CTB, art. 230: “Conduzir o veículo:
XXII - com defeito no sistema de iluminação, de sinalização ou com lâmpadas queimadas:
Infração - média; Penalidade – multa 80 UFIR.”

Para continuar a leitura do Manual, clique aqui

palavras-chave: pisca-pisca, Moto, ciclomotor, motonete, motocicleta, direção defensiva, pilotar, segurança

Powered by eZ Publish™ CMS Open Source Web Content Management. Copyright © 1999-2012 eZ Systems AS (except where otherwise noted). All rights reserved.