Manual de Educação para a Segurança do Trânsito, que pode ser baixado gratuitamente neste portal.
Segunda edição, realizada para a Secretaria de Educação do Município do Rio de Janeiro,
1. Acidentes de trânsito: estatísticas
2. Acidentes de trânsito: as vítimas
3. Os pedestres e o trânsito
4. A bicicleta
5. Duas rodas: o prazer pode ser perigoso
6. Duas rodas: a regulamentação
7. O capacete
8. A sinalização
9. Velocidade e distância de parada
10. Colisão e sistemas de proteção
11. Use sempre o cinto de segurança
12. Álcool e risco de acidente
13. Desatenção e cansaço
14. Comportamento no trânsito
15. Testemunho de um acidente: o que fazer
Mais de 50.000 mortos por ano e de 500.000 feridos. Este é o resultado da violência do trânsito no país.
Aula 01 2a edição Estatisticas.pdf 176,99 kB
Os usuários mais vulneráveis representam quase a metade dos mortos no trânsito. Longe dos princípios de cidadania, prevalece a lei do mais forte.
Aula 02 2a edição As vitimas.pdf 145,12 kB
A cada ano, no país, mais de 13.000 pedestres morrem vítimas do trânsito e mais de 60.000 são feridos. Por serem os usuários mais vulneráveis, os pedestres representam cerca de 25% dos mortos no trânsito e 15% dos feridos.
Aula 03 2a edição Os pedestres V02.pdf 332,29 kB
O uso da bicicleta é cada vez mais intenso em todo o mundo e a cidade do Rio de Janeiro já é considerada a capital da bicicleta com a maior malha cicloviária do Brasil. São 150 Km de ciclovias distribuídas em todas as regiões da cidade. Utilizá-las como via de acesso à escola, ao trabalho, para exercitar-se ou por lazer traz muitos benefícios para a saúde e contribui para a redução da poluição da cidade. Mas, pedalar requer muita consciência e respeito às regras de trânsito para que o ciclista pedale com mais segurança.
Aula 04 2a edição A bicicleta.pdf 366,27 kB
O primeiro veículo motorizado que um jovem pode ter é também o mais perigoso. Cerca de 7.000 motociclistas morrem no trânsito cada ano. Muitos acidentes podem ser evitados com o cumprimento de regras simples e de bom senso.
Conscientizar-se de que ciclomotor e motoneta devem obedecer às mesmas regras de tráfego que as motocicletas. Assimilar e cumprir estas regras.
A maioria dos alunos não tem idade que lhe permita dirigir uma moto ou um ciclomotor. Porém, a maioria deles terá, a qualquer momento, oportunidade de viajar de moto como passageiro.
Aula 07 2a edição O capacete.pdf 174,60 kB
Através da sinalização, os responsáveis pelo trânsito transmitem aos usuários uma grande variedade de informações necessárias para um trânsito seguro.
Aula 08 2a edição A sinalização.pdf 668,83 kB
A velocidade é um dos maiores fatores de risco de acidente. Quanto maior a velocidade de um veículo, maior a distância necessária para ele parar e, consequentemente, maior a probabilidade de ele ser envolvido num acidente.
Aula 09 2a edição Velocidade.pdf 244,67 kB
Uma característica fundamental dos acidentes de trânsito é a violência dos choques. A proteção dos automobilistas é objeto de pesquisas constantes dos construtores e, felizmente, tem tido progressos significativos.
O funcionamento do cinto foi descrito em detalhe na aula 10. A finalidade desta aula é insistir sobre o caráter absolutamente indispensável do uso do cinto.
Aula 11 2a edição Use sempre o cinto.pdf 502,45 kB
O consumo excessivo de bebida alcoólica é indiscutivelmente um fator de acidente. Uma mudança recente da legislação impõe sobriedade absoluta a todos os condutores.
O ato de dirigir um veículo requer atenção permanente. Grande parte dos acidentes é consequência da desatenção dos condutores.
Os usuários não devem somente observar as regras do Código de Trânsito, mas devem também ser solidários.
As pessoas presentes no local de um acidente imediatamente após sua ocorrência podem ter uma influência determinante sobre as consequências do mesmo.