A Escola Pública de Trânsito do Rondônia
Em Rondônia, foco na ética contra o caos no trânsito
Marina Lemle
A EPT-RO tem como missão promover uma educação voltada ao contexto do trânsito local, considerando as dimensões ética, moral, política, social e cognitiva dos cidadãos. A Escola pretende se estabelecer como um centro de excelência em educação para o trânsito, sendo referência estadual e nacional na capacitação de multiplicadores de ações educativas de trânsito. O objetivo é que os profissionais formados para atuar no trânsito sejam capazes de compreender a realidade caótica do trânsito e possam construir modelos eficientes de atitudes corretas no sistema viário, tornando o trânsito mais humano e ético.
Entre as atividades da EPT-RO destaca-se o projeto Anjos do Trânsito, desenvolvido em parceria com a secretaria Municipal de Trânsito de Porto Velho. O projeto visa orientar alunos do Ensino Médio com ações voltadas para um trânsito seguro e tem duração de dois anos em cada escola. Em 2012, 150 alunos do 1º e 2º ano do Ensino Médio foram contemplados.
No projeto Anjos do Trânsito, os alunos são estimulados a identificar problemas e agir para minimizá-los. Por exemplo: se é identificado o desrespeito à uma faixa de pedestres, levando a um alto índice de acidentes, os alunos promovem blitz educativa no local para conscientizar os motoristas. Eles também são incentivados a produzir, com orientação de professores da EPT, projetos de intervenção para sanar problemas de circulação nas proximidades da escola.
Outra ação da EPT-RO é voltada para a educação de mototaxistas. Cursos realizados em 12 cidades somaram 1.181 matriculados e 1090 aprovados.