• Pesquisar:

Menu superior



Vias Seguras / Educação / Aulas de educação no trânsito / Por uma cultura de segurança





Por uma cultura de segurança

Introdução ao Manual de educação para a segurança do trânsito

Atualizado em 4/06/2010

Aos poucos, vem se instaurando no trânsito brasileiro uma violência que a cada ano mata mais de 50.000 e fere mais de 500.000 pessoas, das quais mais de 120.000 sofrem lesões graves.

A exemplo de muitos países que passaram por situação semelhante, é possível reverter completamente este quadro, mas isto exige uma verdadeira cultura de segurança, que seja compartilhada por toda a população. Uma cultura que leve os usuários a mudar o seu comportamento, os técnicos a implantar uma infra-estrutura mais segura e os políticos a tomar as decisões apropriadas.

Esta cultura consiste em:

SABER, ou seja, estar ciente dos riscos do trânsito e das graves conseqüências humanas e sociais dos acidentes.

ENTENDER como e por que acontecem acidentes.

QUERER evitar acidentes e participar do esforço nacional em defesa da segurança no trânsito.

FAZER tudo que for necessário neste sentido, cada um em suas funções específicas.

Tradicionalmente, a escola é o lugar privilegiado para divulgar uma cultura nacional. A educação para a segurança do trânsito deve estar presente em todos os níveis de ensino: básico (infantil e fundamental), médio e superior, o que já era previsto no Código de Trânsito Brasileiro (Art. 76), mas não foi realizado em todos os níveis.

Apresentamos neste manual para o ensino fundamental e para o ensino médio noções básicas que nos parecem indispensáveis para ajudar os alunos a SABER, ENTENDER, QUERER e FAZER a sua parte em matéria de segurança. Sugerimos que estes conteúdos e os exercícios de fixação correspondentes sejam inseridos nos currículos das diversas disciplinas indicadas como Língua Portuguesa, Matemática, Biologia, Ciências Físicas, servindo como referência e auxílio para o professor.

Este material pode ser utilizado sem restrição alguma da nossa parte.

Sendo esta uma primeira edição, esperamos receber das autoridades educacionais e de trânsito e dos professores que trabalham diretamente com os jovens, observações e sugestões que nos possibilitem melhorar esse trabalho.

Fazemos votos para uma rápida implantação deste tipo de educação nas escolas do sistema educacional brasileiro, independentemente do que está sendo iniciado no âmbito da habilitação à Carteira de Motorista. Permanecemos à disposição das autoridades e dos professores para participar deste projeto.

Associação Por Vias Seguras

Para baixar o Manual, em formato pdf, clique aqui

 

Para acessar o Manual em leitura direta, clique aqui

 

palavras-chave: trânsito, segurança, aula, apostila, educação