Motociclista: cuidado com óleo na pista, buracos, lombadas e bueiros
Óleo na pista e outros
Especialmente em trajetos urbanos, fique atento às irregularidades do piso; buracos; bueiros destampados; chapas metálicas; desníveis em pontes e viadutos; óleo ou areia na pista, etc.
São situações de risco ao motociclista que merecem atenção especial. Caso o piloto se depare com uma mancha de óleo na pista e não for mais possível desviá-la, então ultrapasse o local mantendo a moto mais neutra possível, ou seja, não acione os freios nem acelere de forma alguma, apenas acione a embreagem e passe em linha reta. Agindo assim, as chances de evitar uma queda são maiores.
Para suavizar a passagem por desníveis (comum nas entradas e saídas de pontes e viadutos) ou elevações (como as lombadas), levante-se do banco e apóie seu peso nas pedaleiras.
Importante: se o tombo for inevitável, procure afastar-se o máximo possível da moto. Não tente segurá-la de forma alguma. Quanto mais você se desvencilhar da moto maiores as chances de evitar consequências graves.
Se você tiver que desviar de um obstáculo na pista, fixe seu olhar por onde a moto deve passar e não para o obstáculo. Agindo assim, suas chances de contorná-lo aumentam.
Buracos, lombadas
Se o piloto se deparar com um buraco e não for possível desviá-lo, então não freie quando estiver passando dentro do buraco: freie o máximo que puder antes de chegar a ele, fique de pé nas pedaleiras e tente levantar um pouco a frente da moto puxando o guidão para si a fim de diminuir o peso frontal.
Isto vai facilitar a passagem, atenuando o impacto e diminuindo bastante as chances de queda. Quando o pneu estiver passando dentro do buraco, a suspensão precisa estar com seu curso máximo “disponível” para absorção do impacto.
Bueiros destampados ou desnivelados
Um fator de risco para todo motociclista são os bueiros destampados, sem sinalização. Se a moto entrar num deles o tombo será certo. Às vezes a sinalização é precária, sendo feita com galhos de árvore ou pedaços de madeira, pelo menos enquanto o poder público não inicia os reparos.
Portanto, o único jeito de evitar estas armadilhas é prestar bastante atenção na pista, concentrar-se na pilotagem, ficar atento.
Para continuar a leitura do Manual, clique aqui