A Década de Ações de Segurança (2011-2020); o Plano Vida no Trânsito (em curso); o programa PNATRANS (a partir de 2019); a segurança dos pedestres, ciclistas e motociclistas; programa de segurança nas rodovias federais; os socorros; eventos, ...
A prevenção dos acidentes abrange uma grande variedade de ações:
Frente à gravidade da situação atual, a Década de Ações de Segurança, proposta pela ONU, trouxe ao mesmo tempo um novo impulso e uma metodologia adequada.
Lançada pela ONU em 2011, adotada pelo Brasil, a Década criou um contexto favorável à mobilização espontánea de muitos estados e municípios e está se tornando a maior referência no país em matéria de combate aos acidentes de trânsito.
A adesão dos Estados à Década é progressiva e as iniciativas tomadas são extremamente diversas. Veja exemplos nesta pasta.
Parceria do Ministério da Saúde com a Organização Mundial da Saúde, lançada em 2011, no âmbito da Década de Ações para a Segurança do Trânsito (2011-2020)
Em uma primeira etapa, o projeto foi desenvolvido em cinco capitais: Belo Horizonte, Campo Grande, Curitiba, Palmas e Teresina. Veja aqui os primeiros resultados.
A partir de 2012, outras capitais se envolveram no projeto.
Um programa de dez anos começando em 2019. Esforço nacional incluindo o restabelecimento de estatísticas que permitam orientar a política de segurança e monitorar os seus efeitos.
Manual publicado pela Organização Mundial da Saúde em 2011
Promovendo a defesa da segurança viária e das vítimas de lesões causadas pelo trânsito
Capacete, equipamentos de segurança, regulamentação, educação, formação, habilitação, infraestruturas adaptadas
Tempo de trabalho, falta de lugares seguros para descansar, uso de drogas,
Apresentado pelo DNIT em Setembro 2008
Abrange:
Programa DNIT Set 08.pdf 688,69 kB