• Pesquisar:

http://imrdsoacha.gov.co/silvitra-120mg-qrms

Vias Seguras / Os acidentes / Acidentes com motos / Os acidentes de motos: causas e remédios / Leis existem, faltam educação e fiscalização





Leis existem, faltam educação e fiscalização

« Soluções para reduzir a mortalidade estão à disposição, é só questão de implementá-las"

Artigo publicado pelo Senado na revista « Em discussão », em número especial, com título « Explosão de motos e mortes » de Novembro 2012 (página 58).

Consenso entre participantes dos debates realizados pelo Senado sobre acidentes de motocicleta é de que soluções para reduzir a mortalidade estão à disposição, é só questão de implementá-las

Leis_existem_faltam_educacao_e_fiscalizacao-fig01

Se os dados da realidade do trânsito brasileiro, em especial dos acidentes envolvendo motociclistas, revelam-se alarmantes, existem soluções e é preciso implementá-las o quanto antes. Essa foi a tônica da participação dos especialistas no seminário "Políticas para o Trânsito Seguro de Motos"promovido pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado em setembro. Entre as diversas propostas, se destacam a implantação de uma efetiva e permanente educação para o trânsito de todos os cidadãos, e dos motociclistas em particular, e uma fiscalização mais rigorosa.

De modo geral, os participantes do seminário identificaram a necessidade de revisão da filosofia de trânsito no país, que hoje pensa, em primeiro lugar, no transporte individual de carros, em detrimento do transporte público e dos veículos de duas rodas, como bicicletas e motocicletas. Afinal, já se sabe que as motos vieram para ficar e que é preciso pensar a segurança no trânsito com elas.

Quanto à melhoria da legislação, o consultor legislativo do Senado Túlio Castelo Branco Leal considera que o atual Código de Trânsito Brasileiro (CTB) é moderno, adequado e precisa apenas de alguns ajustes.

As mudanças na legislação sugeridas reconhecem isso e são pontuais: faixas exclusivas, mais equipamentos de segurança, melhorias no processo de habilitação, aumento da fiscalização das empresas contratantes de motofretistas, regras específicas para mototaxistas, melhoria da infraestrutura das vias e jornada reduzida para os profissionais da moto.

Os senadores têm apresentado projetos com esses objetivos. Veja nas próximas páginas as principais sugestões dos participantes e as propostas que tramitam no Senado para melhorar a segurança do trânsito nas ruas do país.

Para continuar a leitura, clique aqui

Para voltar no início do documento, clique aqui

Para baixar a revista em formato pdf, clique aqui

palavras-chave: moto, motociclista, fiscalização, educação