• Pesquisar:

Menu superior



Vias Seguras / Os acidentes / Estatísticas / Estatísticas estaduais / Estatísticas de acidentes no Paraná / Paraná, comparação das estatísticas do DETRAN e do Ministério da Saúde


Menu à esquerda




Paraná, comparação das estatísticas do DETRAN e do Ministério da Saúde

As duas estatísticas são coerentes, apesar de uma grande diferência aparente.

PR DetranxDatasus VF 2002a2010

Entre 2002 e 2010, o crescimento do número de mortos e acidentes de trânsito segundo as estatísticas do DETRAN, foi de 27%. Os dados são baseados em informações do BPTRAN-PR, PRF, PRE e da Polícia Militar do Paraná, relativos a ocorrências em vias urbanas, rodovias estaduais e nas rodovias federais. No mesmo período, as estatísticas do DATASUS registraram um acréscimo de 31% no número de vítimas fatais em acidentes de trânsito.

Observa-se que os números do DETRAN são inferiores aos do DATASUS (entre 51% e 60%), mas que as séries têm comportamento semelhante.

Na realidade, essas duas estatísticas são coerentes, pois as informações sobre os mortos do DETRAN se referem aos mortos no local do acidente.

Veja, neste respeito, a tabela “local do óbito” do DATASUS. A proporção de vítimas fatais de acidentes de transporte que falecem no local do acidente ou a caminho do hospital é da ordem de 50 a 55%.

palavras-chave: DETRAN, Paraná, estatística, acidente, trânsito, morto, DATASUS, Ministério da Saúde