• Pesquisar:

Menu superior






Ultrapassagem

A ultrapassagem é uma das manobras mais arriscadas.

Não tenha pressa. Aguarde uma condição permitida e segura para fazer a ultrapassagem.

Extrato do manual de Direção Defensiva do DENATRAN, pág. 32.

Onde há sinalização proibindo a ultrapassagem, não ultrapasse.

A sinalização é a representação da lei e foi implantada por pessoal técnico que já calculou que naquele trecho não é possível a ultrapassagem, porque há perigo de acidente.

Nos trechos onde houver sinalização permitindo a ultrapassagem, ou onde não houver qualquer tipo de sinalização, só ultrapasse se a faixa do sentido contrário de fluxo estiver livre e, mesmo assim, só tome a decisão considerando a potência do seu veículo e a velocidade do veículo que vai à frente.

Nas subidas só ultrapasse quando já estiver disponível a terceira faixa, destinada a veículos lentos. Não existindo esta faixa, siga as mesmas orientações anteriores, mas considere que a potência exigida do seu veículo vai ser maior que na pista plana.

Para ultrapassar, acione a seta para esquerda, mude de faixa a uma distância segura do veículo à sua frente e só retorne à faixa normal de tráfego quando puder enxergar o veículo ultrapassado pelo retrovisor.

Nos declives, as velocidades de todos os veículos são muito maiores. Para ultrapassar, tome cuidado adicional com a velocidade necessária para a ultrapassagem. Lembre-se que você não pode exceder a velocidade máxima permitida naquele trecho da via.

Outros veículos podem querer ultrapassá-lo. Não dificulte a ultrapassagem, mantendo a velocidade do seu veículo ou até mesmo reduzindo-a ligeiramente.

Para baixar o Manual, clique aqui.

Quatro mortos em acidente. Três das vítimas eram parentes

O DIA, Rio de Janeiro, 05/02/2008

Quatro pessoas morreram e duas ficaram feridas em um acidente envolvendo um Fiesta e um Gol ontem à tarde na BR-101 (Rio-Campos), altura do município de Casimiro de Abreu. Três dos mortos eram da mesma família. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), garrafas de cerveja foram encontradas no Fiesta, uma delas estava entre as pernas do motorista.

O acidente ocorreu por volta das 14h20. De acordo com a PRF, o motorista do Fiesta, que estava sozinho no carro, fez uma ultrapassagem arriscada e invadiu a pista sentido Rio, por onde passava o Gol, com cinco ocupantes. Quando perceberam que ocorreria a colisão, os dois condutores desviaram os veículos para o acostamento e acabaram batendo de frente.

Com o choque, José Lopes da Silva, Nadir Josefa da Silva, 78 anos, José Ferreira da Silva, 52, que estavam no Gol, e o motorista do Fiesta, não identificado, morreram na hora. Os outros dois passageiros do Gol, Vandira da Conceição Silva de Aguiar, 50, e Gesibele Boas da Silva, 20, ficaram gravemente feridos e foram levados para o Hospital Municipal de Casimiro de Abreu. Depois, foram transferidos para o Hospital Municipal de Macaé. Eles não correm risco de morrer

Ultrapassagem, velocidade e visibilidade

Nunca ultrapasse sem ver até onde irá acabar a manobra

Ao ultrapassar, você adota uma velocidade que deverá manter até completar a ultrapassagem. Então, antes de iniciar a manobra, você deve estar certo de poder manter esta velocidade até o fim. Para isto, você tem de ter uma visão completa do percurso que você vai fazer até completar a manobra.

Veja, neste vídeo, um acidente ocorrido com um caminhão cujo motorista verificou tardiamente ter ingressado numa curva em velocidade excessiva.

(Espere trinta segundos ou um pouco mais, para o carregamento do vídeo)

palavras-chave: manobra, ultrapassagem, risco, perigo, acidente