• Pesquisar:

Menu superior



Vias Seguras / A prevenção / Projeto "Vida no Trânsito" / Avaliação do projeto "Vida no Trânsito"




Avaliação do projeto "Vida no Trânsito"

Publicações do Ministério da Saúde

“Vida no Trânsito” na Década Mundial de Segurança

Artigo do Ministério da Saúde (Setembro 2013)

Projeto Vida no Trânsito – 2010 a 2012: uma contribuição para a Década de Ações para a Segurança no Trânsito 2011-2020 no Brasil

Resumo : O artigo apresenta o Projeto Vida no Trânsito, inserido no contexto internacional de mobilização para o alcance da meta da Década de Ações para a Segurança no Trânsito 2011- 2020 decretada pela Assembléia Geral das Nações Unidas. O Projeto representa a implementação no Brasil da iniciativa ‘Road Safety in Ten Countries’. São descritos os objetivos, metodologia e passos de implantação do projeto no país e uma análise dos avanços nos dois primeiros anos da intervenção no que concerne as ações nacionais realizadas pelo Governo Federal, organismos internacionais e demais parceiros do projeto. A continuidade e o fortalecimento do projeto nas cinco cidades onde está implantado desde 2010 possibilita o desenvolvimento de estratégias de articulação intersetoriais, potencializadoras das ações de educação, engenharia e fiscalização, que podem levar à redução das mortes e lesões causadas pelo trânsito nas cidades e no país.

“Vida no Trânsito” em cinco capitais brasileiras, 2011-2012

Artigo do Ministério da Saúde (Setembro 2013)

Projeto Vida no Trânsito: avaliação das ações em cinco capitais brasileiras, 2011-2012

Resumo

Objetivo: avaliar o Projeto Vida no Trânsito (PVNT) em cinco capitais brasileiras, em 2011-2012. Métodos: estudo descritivo de avaliação percentual de cumprimento das metas das intervenções do PVNT, variação das taxas de mortalidade no período 2010-2011, taxas de internação hospitalar e prevalências de beber e dirigir; serviram de fontes de dados o relatório de monitoramento do Projeto, o Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), o Sistema de Internações Hospitalares do Sistema Único de Saúde (SIH/SUS) e o Vigitel. Resultados: o percentual de cumprimento das metas dos programas de intervenção ‘Beber e dirigir’ e ‘Velocidade’ superou 60% em 2011 e ficou abaixo desse valor em 2012; o desempenho foi menor nas intervenções de fiscalização; entre 2010 e 2011, houve redução na mortalidade por acidentes de trânsito em três capitais. Conclusão: o PVNT apresentou resultados positivos e sua continuidade poderá contribuir para a redução das mortes e lesões no trânsito, no Brasil.

Avaliação do projeto Vida no Trânsito em Dezembro 2014

Apresentação do "Vida no Trânsito" pelo Ministério da Saúde

Objetivo, metodologia, avaliação dos fatores de risco, resultados

Histórico, contexto da Década de Ação de Segurança Viária, 2011-2020

palavras-chave: avaliação, "Vida no trânsito", Ministério da Saúde