• Pesquisar:

Menu superior



Vias Seguras / Os acidentes / As vítimas de acidentes de trânsito / O atendimento hospitalar das vítimas de acidentes de trânsito




O atendimento hospitalar das vítimas de acidentes de trânsito

Condições de admissão? Diagnóstico? Meios disponíveis ? Tempo de internação? Critérios para alta do hospital?

Pesquisas médico-hospitalares realizadas pelo DNIT

Metodologia e resultados de pesquisas realizadas em 2008, 2009, 2010 e 2011 sobre a evolução do estado físico de pessoas feridas em acidentes de trânsito ocorridos nas rodovias federais

Feridos leves e feridos graves / óbitos durante a remoção, a recepção no hospital, a internação / Principais tipos de lesões sofridas / Condições de alta: curado, transferência para outro hospital, acompanhamento ambulatorial / Tempo de internação / tempo de recuperação.

Regulamento do Sistema Único de Saúde (SUS)

Aprovado pela Portaria do Ministério da Saúde 2048/2009

Ver o Anexo XVII: A regulamentação médica das urgências e o Anexo XVIII: A normatização dos serviços de atendimento pré-hospitalar móvel

PORTARIA Nº 1.600, DE 7 DE JULHO DE 2011

Reformula a Política Nacional de Atenção às Urgências e institui a Rede de Atenção às Urgências no Sistema Único de Saúde (SUS).

Composição da Rede: Promoção, Prevenção e Vigilância à Saúde; / Atenção Básica em Saúde; / Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) e suas Centrais de Regulação Médica das Urgências; / Sala de Estabilização; / Força Nacional de Saúde do SUS; / Unidades de Pronto Atendimento (UPA 24h) e o conjunto de serviços de urgência 24 horas; / Hospitalar; / Atenção Domiciliar.

O Componente Hospitalar será constituído pelas Portas Hospitalares de Urgência, pelas enfermarias de retaguarda, pelos leitos de cuidados intensivos, pelos serviços de diagnóstico por imagem e de laboratório e pelas linhas de cuidados prioritárias.

Operacionalização da Rede em cinco fases: Adesão e Diagnóstico / Desenho Regional da Rede / Contratualização dos Pontos de Atenção / Qualificação dos Componentes / Certificação.

Programa SOS Emergências

Ampliação e qualificação em curso dos prontos socorros em onze hospitais de grande porte

Trauma, doença negligenciada

 (Julho 2011) Para o cirurgião Gustavo Pereira Fraga, a sociedade precisa passar a encarar o trauma como doença e o governo deve investir na estruturação da rede de hospitais, centros de trauma e de reabilitação e na integração do sistema de atendimento ao traumatizado.

O projeto Trauma

 Trauma e Violência: projeto de Atenção Nacional ao Trauma:

Apresentação do projeto no portal da SBAIT - Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado

palavras-chave: tratamento, acidente, trânsito, ferido, hospital