Importância dos socorros na limitação das conseqüências dos acidentes
A intervenção rápida de socorros competentes e bem equipados pode aliviar consideravelmente as conseqüências humanas dos acidentes, evitando óbitos e limitando as seqüelas das lesões sofridas pelas vítimas. Os usuários nunca agradecerão com suficiente gratidão o imenso exército dos bombeiros, enfermeiros, médicos, policiais, agentes das operadoras de rodovias que ficam de prontidão dia e noite para socorrê-los em qualquer ponto do território.
Tais profissionais mantêm um esforço permanente de melhoria do atendimento, aproveitando também os progressos das telecomunicações, dos meios e das técnicas de resgate. Para os casos de acidentes com múltiplas vitimas, o Grupamento de Socorro de Emergência RJ estabeleceu um manual de medicina de desastres, tratando da organização do resgate.
Além disto, nos últimos dez anos, as concessões de rodovias permitiram a implementação duma assistência médica gratuita nos trechos pedageados, com presença permanente de ambulâncias, veículos UTI, enfermeiros e médicos.
São também extremamente importantes as primeiras providências tomadas pelos usuários presentes no local dos acidentes. Neste intuito, a resolução 168 de 14/12/2004 do DENATRAN condiciona a obtenção ou a renovação da carteira nacional de habilitação à participação em um curso de primeiros socorros. O programa deste curso inclui:
Sinalização do local do acidente
Acionamento dos recursos
Verificação das condições gerais da vítima
Cuidados com a vitima (o que não fazer)
Ver a cartilha « Noções básicas de primeiros socorros » publicada pelo DENATRAN.
Para baixar a cartilha, Clique aqui