Motociclistas: mais de 13.000 mortos e 50.000 feridos graves por ano, o maior problema de segurança do trânsito no país. Estatísticas, causas, consequências, evoluções.
Veja também, em outras partes deste portal:
Panorama dos principais aspectos dos acidentes de motos no Brasil e propostas de prevenção
Documento publicado pelo Senado em Novembro 2012
O gráfico abaixo mostra uma comparação entre todos os Estados da União e, abaixo e a esquerda do centro, O Brasil inteiro.
Veja, em leitura direta, os artigos publicados pelo Senado na revista « Em discussão », em número especial, com título « Explosão de motos e mortes » de Novembro 2012 .
Estatísticas provenientes de vários estados e municípios confirmam o crescimento extremamente rápido das proporções:
Dados do Ministério da Saúde, da Seguradora Lider responsável pela administração do seguro DPVAT, do estudo "Mapa da Violência", da Fenabrave, Seminário em Fortaleza em Julho 2006.
"Estudo sobre a acidentalidade e o motociclista"
Proporção dos acidentes com vítimas envolvendo motocicletas, distribuição desses acidentes e das vítimas por dia da semana, por hora do dia, por ocupação principal, índices de acidentes nas vias mais perigosas da cidade, distribuição dos motociclistas por região de moradia, por escolaridade, por distância percorrida por dia, por acidentes sofridos, por região do corpo ferida, por sequelas adquiridas, por tempo de afastamento do trabalho, por frequencia de uso de equipamento de proteção,
Um estudo essencial para entender o fenômeno dos acidentes com motos em São Paulo.
Reportagens em grandes cidades e no interior de vários estados
Documentação apresentada em outras partes deste portal