• Pesquisar:

Menu superior



Vias Seguras / Veículos / Inspeção Técnica Veicular / ITV: controle dos freios.




Inspeção técnica veicular: controle dos freios.

A importância da avaliação do sistema de freio.

(Publicado no portal Transtech em 22/01/08)

A incidência de acidentes de trânsito relacionados com falha no sistema de freio tem se tornado alarmante. Os principais envolvidos geralmente são veículos pesados e o resultado destas falhas têm sido catastrófico, como no acidente ocorrido em Santa Catarina, em agosto de 2007, onde uma carreta possuindo menos da metade de sua capacidade de frenagem causou a morte de 27 pessoas e ferimentos em mais de 90. O índice de acidentes como este não retrocede nem em termos absolutos nem em números relativos, ou seja, cresce mais do que a frota.
Os diferentes públicos impactados por estes acidentes, em especial os leigos, devem estar se questionando hoje: a “perda de freio” de veículos pesados é um evento corriqueiro? É inerente aos veículos pesados de carga? Motoristas de automóveis devem estar imaginando qual a melhor atitude ao trafegar entre caminhões que supostamente podem perder o freio de uma hora para outra. Nas reportagens sobre acidentes o termo “perda de freio” transmite a impressão que é uma falha corriqueira e que pode ocorrer em a qualquer momento, sem aviso e independente da vontade do motorista ou da situação da manutenção do veículo.

Transportadores, motoristas e responsáveis pela manutenção de veículos sabem que algumas falhas no sistema de freio são detectáveis, porém mesmo um veículo em boas condições de manutenção pode estar com as lonas afastadas o suficiente para reduzir a eficiência da frenagem e esta é uma situação imperceptível. Atenta a estas necessidades a Transtech Ivesur Brasil acaba de importar um equipamento de teste dinâmico de frenagem que possibilita detectar qualquer tipo de defeito operacional no sistema de freio de veículos leves e pesados, principalmente os defeitos ocultos, imperceptíveis em uma inspeção visual.
Este equipamento, que se soma ao instrumental utilizado nos ensaios de homologação, permite a realização de testes de desempenho de veículos em baixas velocidades (até 20 km/h), em qualquer condição de carga e em configuração de CVCs. Ultra portátil, o equipamento permite testes em menos de 15 minutos e apresenta como resultado, além da desaceleração, a distância de parada, o tempo de frenagem, pressão pneumática e a velocidade média durante o teste.

palavras-chave: