POR VIAS SEGURAS - Associação brasileira de prevenção dos acidentes de trânsito.
PARA ACESSAR O SITE ORIGINAL, CLIQUE AQUI
Imprimir

Inspeção Técnica Veicular

Periodicamente, uma tragédia causada por um veículo sem freios vem lembrar ao país que falhas mecânicas também devem ser combatidas. Porque, quinze anos após a promulgação do novo CTB, ainda não é obrigatória a inspeção técnica de todos os veículos?

O objetivo é evitar que veículos em baixas condições de manutenção trafeguem nas vias públicas.

Histórico

A ITV já estava prevista no antigo Código Nacional de Trânsito de 1968, porém sua aplicação prática havia sido neutralizada por uma Resolução que permitia ao proprietário do veículo atestar a segurança. A Resolução n° 809 de dezembro 95, posteriormente complementada pela 821/96, eliminou esta ressalva e estabeleceu os requisitos para que a inspeção obrigatória pudesse ser implantada pelos Detran a partir de 1º. De janeiro de 1998 ou antes, a critério dos Estados.

Alguns Estados se anteciparam e promoveram licitações para implantar a ITV, porém questionamentos quanto a legalidade da terceirização do serviço fizeram com que estas licitações não chegassem ao fim e com o advento do novo Código de Transito Brasileiro, em 1997, as Resoluções que sustentavam a Inspeção foram revogadas. Contudo, o novo CTB restabeleceu de forma plena a Inspeção Veicular Periódica em seu artigo 104, incluindo as emissões de gases poluentes e os ruídos nos itens inspecionados, além de estabelecer inclusive as penalidades para circulação dos veiculo não aprovados:

Art. 104. Os veículos em circulação terão suas condições de segurança, de controle de emissão de gases poluentes e de ruídos avaliadas mediante inspeção, que será obrigatória, na forma e periodicidade estabelecidas pelo CONTRAN para os itens de segurança e pelo CONAMA para emissão de gases poluentes e de ruído.

Art.131. (Licenciamento Anual ) §3: Ao licenciar o veículo, o proprietário deverá comprovar sua aprovação nas inspeções de segurança veicular e de controle de emissões de gases poluentes e de ruído, conforme disposto no artigo 104.

O CONTRAN então regulamentou o artigo através da Resolução n° 84/98. Essa Resolução, no entanto, teve a sua vigência suspensa sucessivamente pelas Resoluções 101/99 e 107/99.

Atualmente o CONTRAN aguarda a tramitação do Projeto de Lei 5979/2001, que está pronto para ser votado no Plenário da Câmara dos Deputados, para retomar a regulamentação da ITV.

A inspeção técnica já é obrigatória para os ônibus em muitos casos

É obrigatória para todos os ônibus interestaduais

Veja mais adiante as Resoluções da ANTT

Também é obrigatória para os ônibus intermunicipais em vários Estados

(dependendo da legislação estadual)

Brasil: a maior frota de veículos do mundo sem controle de segurança

Inspeção Técnica Veicular, prevista no Código de Trânsito Brasileiro desde 1968, ainda não foi regulamentada

Inspeção técnica veicular: Apresentação

Apresentação pelo Eng. Paulo Cezar Gottlieb.

Inspeção técnica veicular: Resoluções do CONTRAN

O objeto das 18 Resoluções lavradas pelo CONTRAN desde a promulgação do CTB

Inspeção técnica veicular: Resolução CONTRAN 84/1998

Esta Resolução estabelece as normas referentes à ITV.

Inspeção técnica veicular: Projeto de lei 5.979

Texto original do projeto de lei.

Fonte: Diário da Câmara dos Deputados, Março 2002

ITV dos ônibus

A Agência Nacional de transportes terrestres – ANTT impoe a inspeção técnica veicular aos ônibus interestaduais por meio da Resolução 2.116 de 27 de Junho de 2007.

ITV: controle dos freios.

A importância da avaliação do sistema de freio.

palavras-chave:

Powered by eZ Publish™ CMS Open Source Web Content Management. Copyright © 1999-2012 eZ Systems AS (except where otherwise noted). All rights reserved.