O Dia Mundial das Vítimas do Trânsito, Novembro 2010
Programação em Florianópolis, Porto Alegre, Salvador e no Rio de Janeiro
Florianópolis,
Porto Alegre
Instituições gaúchas planejam ações para a Década Mundial de Segurança no Trânsito
O Detran/RS e o Ministério Público Estadual promovem, no próximo dia 19 de novembro, o Encontro preparatório para a Década Mundial de Segurança no Trânsito. Com início às 9h, o evento acontece no Palácio do Ministério Público (Praça Marechal Deodoro, 110, 3º andar) e reúne órgãos e entidades representativas da sociedade para encaminhar sugestões a serem desenvolvidas na Década Mundial de Ações para a Segurança no Trânsito. A Organização das Nações Unidas (ONU) proclamou 2011-2020 o período para os países membros desenvolverem políticas que reduzam pela metade a mortalidade nas ruas e estradas.
O encontro acontece às vésperas do Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito, instituído pela ONU para homenagear os mortos e incapacitados no trânsito. Desde 2005, quando o terceiro domingo de novembro é marcado por homenagens às vítimas de trânsito em todo mundo, o Rio Grande do Sul registrou quase 9,9 mil mortes e pelo menos 30 vezes mais feridos. Somente nos últimos três anos foram mais de 136 mil feridos. A maioria das vítimas são jovens entre 18 a 24 anos. Dezoito por cento dos mortos e 30% dos feridos estão nessa faixa etária.
As ações para a Década Mundial de Ações para a Segurança no Trânsito devem basear-se nos cinco pilares definidos pela ONU: gestão da segurança no trânsito, infraestrutura hospitalar para o pós-acidente, veículos seguros, comportamento do usuário no trânsito e cuidados após a colisão. Entre os comportamentos a serem modificados, os esforços maiores devem ser para o incentivo ao uso do cinto de segurança e às cadeirinhas para crianças, o uso de capacete por motociclistas, a gestão da velocidade e a questão da alcoolemia.
Rio de Janeiro
Detran celebra Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito
Em evento no Monumento aos Pracinhas da II Guerra Mundial, no Parque do Flamengo, o Detran vai celebrar, a partir das 9h deste domingo (21/11), O Dia Mundial em Memória das Vítimas do Trânsito, instituído pela ONU, com um ato inter-religioso que terá a participação de 11 denominações religiosas e será apresentado pela atriz Myrian Rios.
Estarão unidos no ato o bispo Dom Assis Lopes, da Igreja Católica Apostólica Romana; o rabino Sérgio Margulies; da Associação Religiosa Israelita; o babalorixá Ivanir dos Santos, do candomblé; a Sra. Edna Santos Arraes, do Conselho Espírita do Estado do Rio de Janeiro; Dom Filadelfo Oliveira, da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil; o ministro Carlos Cruz, da Igreja Messiânica Mundial do Brasil; o padre Marcelo Torres, da Igreja Ortodoxa Antioquena; o reverendo José Carlos Cavalcante, da Igreja Presbiteriana Unida; a sacerdotisa Darlene Ribeiro, do Primado de Umbanda; o monge Álcio Braz, da Sanghazen do Rio de Janeiro; e o sheikh Jihad Hasssan Hamadeh, da Sociedade Muçulmana Beneficente do Rio de Janeiro.
A parte musical da cerimônia ficará por conta do cantor Alex Cohen; da banda do Corpo de Bombeiros; da Orquestra Municipal de São Gonçalo; do Coral Harmonicanto; do Coral Abrigo Solar; do Coral Canta Detran; e do grupo Bamba no Arô.
No mesmo espaço, haverá ação social, desenvolvida por instituições e entidades, como a Fundação Leão XIII; a Previdência Social; a Diretoria de Identificação Civil do Detran; o Núcleo de Apoio às Vítimas do Trânsito; a Operação Lei Seca; o Procon; e a Secretaria estadual de Saúde e Defesa Civil, entre outras.
Salvador
Transalvador realiza evento em homenagem às vítimas de Trânsito
Com o objetivo de mobilizar instituições públicas, privadas, sociais e ONGs (ligadas às vítimas de acidentes de trânsito e ao combate à violência no trânsito), contribuir para a elaboração de políticas públicas voltadas para a redução de acidentes e propagar em Salvador a “DÉCADA GLOBAL DE AÇÕES PARA A SEGURANÇA VIÁRIA (2011 a 2021)”, a Transalvador/SETIN, através de sua Gerência de Educação para o Trânsito, realiza nos próximos dias 19 e 21 de novembro (sexta-feira e domingo), respectivamente, o II Colóquio de Trânsito e Vida e a 1ª Caminhada em Memória ao Dia Mundial das Vítimas de Acidentes de Trânsito.
As palestras serão realizadas no Auditório do Sebrae no Largo do Aflitos, das 08h30 às 13h. Já a caminhada começa às 08h30, com saída da Avenida Adhemar de Barros/Ondina e chegada ao Farol da Barra. As inscrições podem ser feitas pelo site: www.fenasdetran.com.br e tem valor simbólico de 2kg de alimentos não-perecíveis que serão doados a instituições de caridade.
O evento contará com as palestras: “Uma aliança brasileira para a redução das vitimas no trânsito”, do Dr. Marcos Musafir, médico e representante da Organização Mundial de Saúde; “As vítimas dos acidentes de trânsito no Brasil – culpadas ou inocentes?”, por Dr. Israel de Moura Júnior, major da PM/PE e bacharel em Direito; além da mesa- redonda sobre o Seguro DPVAT, composta por Dr. Armênio Souza – ABRAMET, Dr. Marcos Musafir, major Moura e o professor Rodrigo Ramalho.
O evento terá ainda a participação de representantes da Transalvador, do Detran, do Sebrae, da UFBa, do SEST/SENAT, da ABRAMET, da Uneb e da Fundação Ulysses Guimarães (FUG).