Como avaliar o uso do capacete em seu país.
2.1 Por que é preciso avaliar a situação?
2.1.1 A qualidade dos dados.
2.2 Qual a extensão do problema de não uso de capacetes?
2.2.1 Qual a gravidade do problema de traumatismos causados por motocicletas?
2.2.2 Qual o índice de uso de capacetes na área em consideração?
2.2.3 Por que as pessoas não usam capacete?
2.3 Como avaliar o que já existe.
2.3.1 Quem é responsável pela segurança viária e qual a alocação de fundos para isso?
2.3.2 Quem são os stakeholders?
2.3.3 Há uma lei em vigência sobre uso de capacete?
2.3.4 Há um padrão aprovado para capacetes?
2.3.5 Já foram tentados programas para uso de capacetes?
2.3.6 Como usar a avaliação da situação para priorizar as ações.
Resumo do módulo 2.
Referências.
O Modulo 1 explicou por que os capacetes são necessários para reduzir a gravidade dos traumatismos associados ao uso de motocicleta e bicicleta. No entanto, antes de desenvolver e implementar um programa forte de uso de capacete no seu país ou na sua região, é importante avaliar a situação. Muitos dos passos necessários no processo também serão necessários quando for feito o controle do programa de uso de capacete, uma vez que já esteja em aplicação.
As seções desse módulo são estruturadas da seguinte forma:
• Por que é preciso avaliar a situação? Um programa eficaz de uso de capacete se baseia no entendimento da extensão do problema em um país ou região. Essa informação também pode ser usada em apoio ao lançamento do programa.
• Qual a extensão do problema de não-uso de capacetes? Esta seção descreve como avaliar a extensão do problema de não-uso de capacetes pelos usuários de motocicletas na região do projeto. Começa com uma orientação sobre avaliação da extensão do problema de traumatismos na cabeça que resultam de colisões com motocicletas. Em seguida, oferece uma explicação detalhada de como conduzir um estudo para determinar qual o índice de uso de capacete na área do projeto. Finalmente, oferece aconselhamento sobre o exame das razões pelas quais as pessoas não usam capacete.
• Como avaliar o que já existe? Essa seção descreve as perguntas que precisam ser feitas a fim de se coletar informações sobre quais os processos nacionais que já estão em andamento no país ou na região com relação ao uso de capacetes. Para fazer isto, será preciso descobrir quem e responsável pela segurança viária e considerar todos os que possam ter interesse em um programa de uso de capacetes. O módulo orienta sobre como coletar informação abrangente sobre as estruturas institucional e legislativa que existem e que poderiam ter impacto no programa, assim como a necessidade de se descobrir informações sobre programas existentes ou anteriores para uso de capacete na área do projeto, de forma a aprender com essas experiências e identificar o potencial de recursos (financeiros, de pessoal, e institucional) para futuros programas de uso de capacete.
Para ler mais, clique aqui
Para voltar ao início do manual ou para baixar o manual inteiro em formato pdf, clique aqui