• Pesquisar:

Menu superior







Educando os jovens

Capítulo 3.7 do Manual "Capacetes" da OMS (2007)

figura 1




A educação de crianças e jovens é um ingrediente importante dentro do pacote de intervenções para aumentar o uso de capacetes. Embora a pesquisa sobre a eficácia da educação para segurança no trânsito na mudança de comportamento seja inconclusiva, o que se tornou claro foi que as abordagens educacionais que se concentram apenas em ensinar fatos têm pouca probabilidade de sucesso. Como ilustram os exemplos abaixo, tem de haver um pacote contendo diversas abordagens.

figura 2


Juntamente com a educação formal nas escolas, a educação pelos companheiros também é muito eficaz. Um estudo, que usou crianças como educadores de seus companheiros, descobriu que os argumentos de persuasão dados por crianças mais velhas pode influenciar significativamente o comportamento das crianças mais novas (15). Em outro estudo dos fatores que afetam o uso de capacetes de bicicletas por alunos do ensino secundário, o encorajamento dos pais e dos amigos mais próximos foi o fator que mais induziu ao comportamento correto (16). Outra pesquisa também mostrou a importância de envolvimento dos pais na motivação das crianças a usarem capacetes de bicicletas (17).


É importante considerar o momento em que são realizadas as campanhas de educação. Por exemplo, pode ser de utilidade dar início à educação pública com respeito ao uso de capacetes antes que seja aplicada nova legislação. Da mesma forma, antes de iniciar tais campanhas, deve ser verificado se há capacetes disponíveis, com preço que as pessoas possam pagar e de uso conveniente e confortável.


figura 3

A facilitação social é uma

técnica poderosa para moldar

comportamento .Quando se ensina

às crianças habilidades físicas ou

sociais que as capacitem a realizar

corretamente uma ação protetora

(como colocar um capacete na

cabeça), elas têm maior probabilidade

de se comportar corretamente mais

tarde.



Os exemplos no Box de Observação mostram que as campanhas que usam educação para aumentar o uso de capacetes entre crianças e jovens são, muitas vezes, combinadas com outras medidas, a fim de serem mais eficazes.


O papel das escolas na promoção do uso de capacete


Como organizações de comunidade, as escolas representam um papel importante na promoção do uso de capacete. Conforme ilustram os exemplos do Vietnã e dos EUA, as escolas são ambientes nos quais o uso do capacete pode ser implementado, os pais podem ser persuadidos a prestar apoio, os patrocinadores mostram-se dispostos a apoiar financeiramente uma campanha, e que geralmente têm boa cobertura da mídia. Os planejadores do programa devem considerar o ambiente da escola como um lugar em que se possa promover o uso de capacete e dar assistência para criar conscientização sobre a questão.

figura 4

figura 5

figura 6

figura 7

Para ler mais, clique aqui

Para voltar ao início do manual ou para baixar o manual inteiro em formato pdf, clique aqui

palavras-chave: jovem, Capacete, moto, motociclista, ciclista, duas rodas, uso, conscientização, educação