A Escola Pública de Trânsito da Bahia
Na EPT da Bahia, prioridade ao acesso à primeira habilitação para as pessoas de baixa renda
(Apresentação publicada no portal da Escola)
A ESCOLA PÚBLICA DE TRÂNSITO - EPTRAN foi criada através da Portaria nº 1.590 de 19 setembro de 2005. Pioneira no Brasil, foi constituída de acordo com o que estabelece o Código de Trânsito Brasileiro, em seu art. 74, parágrafo 2º, que trata desta responsabilidade pelos órgãos executivos de trânsito.
Objetivos Gerais
Oportunizar às pessoas de baixa renda o acesso à primeira habilitação, adotando um modelo pedagógico de educação para o trânsito, que contemple a compreensão do educando na diversidade de situações, na preservação de sua integridade física e do transeunte, na relação com os seres humanos e no aperfeiçoamento profissional contínuo.
Objetivos Específicos:
- Criar condições para que o aluno conheça a legislação de trânsito vigente no país;
- Fazer com que o aluno ao final do curso, tenha concepção formada sobre dirigir veículos defensivamente;
- Ensinar o aluno técnicas médicas recomendáveis de primeiros socorros;
- Conscientizar o aluno de que é indispensável conhecer noções básicas de manutenção de veículos; de proteger o meio ambiente e sobre seus deveres e direitos como cidadão;
- Estabelecer critérios e condições para desenvolvimento de programas de reciclagem, aperfeiçoamento, treinamentos de docentes e outros;
- Trabalhar a continuidade do aperfeiçoamento de técnicas pedagógicas e atualização metodológica.
Finalidade
Formar teoricamente o candidato à Primeira Habilitação, bem como desenvolver cursos de Capacitação, Reciclagens, Aperfeiçoamento e Especialização de profissionais na área de trânsito.
Os cursos serão oferecidos àquelas pessoas que se enquadrarem nos critérios de inscrição estabelecidos na Resolução 285 de 29 de julho de 2008 do CONTRAN e no regimento da EPTRAN.
Além desses cursos, a escola promoverá programas de treinamento dos recursos humanos internos.
Para acessar o portal da escola, clique aqui
p