Motociclista: animais na pista
Outro “obstáculo natural” ao motociclista são os animais que atravessam a pista. Não são raros os casos de acidentes envolvendo veículos e animais.
Alguns motociclistas, na tentativa de desviar, acabam saindo da pista ou colidindo em outros veículos, ocasionando graves acidentes; outros, ferem-se gravemente ao colidir com o próprio animal (geralmente grande, como cavalo, boi, vaca).
Mesmo um pequeno cachorro pode provocar um grave acidente devido ao impacto na moto, que a desestabiliza. Um motociclista em alta velocidade “atropelando” um pássaro também sofrerá um forte impacto, podendo até quebrar o pescoço (de ambos).
Ao se deparar com animais na pista, reduza a velocidade; se necessário, páre (veja como altas velocidades complicam as coisas). É impossível prever para que lado o animal se deslocará (se é que ele irá se deslocar).
Um animal pode surgir de repente no meio da pista; daí a importância de o piloto estar sempre atento, “ligado”, para que haja tempo de reação.
Se você for atacado por cachorro, não tente chutá-lo; ao invés disso, levante as pernas e acelere. Tentar “revidar” pode desestabilizar a moto e provocar uma queda.
Para continuar a leitura do Manual, clique aqui