Motociclista: em que pista trafegar
Procure ocupar seu espaço na via como se fosse um automóvel, evitando que um outro veículo de quatros rodas se posicione a seu lado tentando ocupar “a sua vaga”
Normalmente, a pista mais segura para trafegar é a da direita. A faixa da esquerda é destinada às ultrapassagens e aos veículos de maior velocidade. Porém, tome cuidado, pois na pista da direita trafegam os veículos mais lentos e, como já foi dito, na medida do possível, a moto deve afastar-se dos outros veículos. Então a sugestão é que se use a pista da esquerda para fazer as ultrapassagens e, logo em seguida, volte à da direita, evitando sempre rodar “encaixotado” entre os veículos.
Lembre-se, ainda, de que na pista da direita - onde trafegam os caminhões - a incidência de óleo na pista é maior.
Procure ocupar seu espaço na via como se fosse um automóvel, evitando que um outro veículo de quatros rodas se posicione a seu lado tentando ocupar “a sua vaga”.
No trânsito urbano, especificamente, tenha muito cuidado com veículos que vão à frente, em especial os de transporte coletivo; eles podem parar a qualquer momento.
Nas vias de mão dupla, procure não trafegar muito próximo à linha divisória das pistas, mas sim próximo ao lado direito dela. Assim, se um veículo em sentido contrário invadir sua pista, ficará mais fácil para você evitar uma colisão frontal, tomando rapidamente o acostamento.
Para continuar a leitura do Manual, clique aqui