Motociclista: use a buzina
Buzina foi feita para ser usada, mas com moderação. Considero a buzina um componente da motocicleta pouco explorado (pelo menos para o bem). Naturalmente, não me refiro ao seu uso para xingar motoristas e pedestres, ou protestar contra o congestionamento. Isto é falta de educação, para dizer o mínimo. Absolutamente, não são estes os propósitos a que me refiro.
A buzina da motocicleta deve ser usada, sim, para prevenir acidentes.
Como já foi dito, a motocicleta é um veículo pequeno, ágil e difícil de enxergar. Muitos não a vêem a tempo. Por isso, quando estiver pilotando, fique atento aos pedestres e motoristas. Se pressentir que o distraído pedestre irá atravessar à sua frente ou o motorista for fechá-lo, não tenha dúvida: use a buzine.
O Código de Trânsito Brasileiro, em seu art. 41, preconiza:
Art. 41. O condutor de veículo só poderá fazer uso de buzina, desde que em toque breve, nas seguintes situações:
I - para fazer as advertências necessárias a fim de evitar acidentes;
II - fora das áreas urbanas, quando for conveniente advertir a um condutor que se tem o propósito de ultrapassá-lo.
O Código fala em “breve toque” na buzina. Imagine, no entanto, uma carreta de 50 toneladas vindo para cima de você e de sua CG125 e você, para adverti-lo, só poder dar “breves toques”. Portanto, use-a com a intensidade que a gravidade da situação requeira.
Tenho um amigo que sofreu um acidente por pura falta de buzina. Ele percebeu o motorista vindo distraidamente para cima dele, mas não pode “abrir o berro” porque estava com a buzina queimada. Machucou-se bastante e até hoje continua com as cicatrizes pela perna. Foi um acidente “bobo”, que poderia ser evitado com este acessório tão simples.
Aliás, considero as buzinas originais de todas as motos muito fracas.
Aquele tradicional e tímido “beep” muitas vezes não expressa nossa real necessidade de advertência frente ao grave perigo. As buzinas deveriam ser bem mais fortes (como o são nos automóveis); entretanto, repito, deveríamos usá-las com absoluta sensatez.
Fora das áreas urbanas, a buzina também pode ser usada para advertir outros motoristas de nossa intenção de ultrapassá-los, caso o uso do lampejador (se houver) tenha sido inócuo.
De vez em quando, teste a buzina para verificar se ela está funcionando normalmente e não esteja queimada.
Para continuar a leitura do Manual, clique aqui