• Pesquisar:

Menu superior







Filosofia, conceitos e serviços dos Centros de Vida Independente

Existem conceitos de vida independente que permeiam a existência do C V I. A intenção dos fundadores do movimento era libertar-se da tutela das entidades de reabilitação, que os tratavam como objeto, sem direito de opinarem e submetidos às decisões dos pais e de médicos. Foi, então, iniciada uma nova filosofia de vida, que revolucionaria a forma de viver de muitas pessoas.

(Publicado no portal "Bengala Legal")

Partiram do pressuposto de que tinham direito de viver em comunidade, como todas as outras pessoas da sociedade, e comprovaram na prática que nenhum profissional sabe mais do que as próprias pessoas com deficiência sobre suas necessidades, seus problemas e as respectivas soluções, eixo que baliza a vida independente.

A "filosofia de vida independente", que orientou a criação dos CVIs, baseia-se em uma série de valores e princípios, entre os quais:

  1. As pessoas com deficiência é que sabem quais são suas necessidades para uma melhor qualidade de vida;
  2. Suas necessidades variam, como as de qualquer ser humano e, por isso, só podem ser atendidas por uma variedade de serviços e equipamentos;
  3. A tecnologia assistiva pode significar a diferença entre a dependência e a independência, em determinadas situações;
  4. As pessoas com deficiência devem viver com dignidade em suas comunidades;
  5. A cidadania não depende do que uma pessoa é capaz de fazer fisicamente, mas sim das decisões que ela puder tomar por si só;
  6. A pessoa com deficiência é que deve ter o controle de sua situação;
  7. Vida Independente é um processo em que cada usuário ajuda a moldar e mantê-la e não um produto para ser consumido indistintamente por diversos tipos de usuários.

De acordo com essa visão, a incapacidade não está nas pessoas com deficiência. Na realidade, é decorrente dos obstáculos existentes nos ambientes físico e humano que as rodeiam. A vida independente é viabilizada pela prestação de serviços. Estes serviços podem ser oferecidos, em parte ou no todo, por entidades relacionadas às pessoas com deficiência ou por programas oficiais de caráter assistencial, sempre visando a autonomia e independência do indivíduo com deficiência.

De acordo com Alexandre Baroni, atual presidente nacional do CVI-Brasil, ONG que congrega todos os CVIs brasileiros, são vários os conceitos que orientam o movimento de vida independente, sendo o principal o empoderamento, ou seja, a pessoa com deficiência assenhoreando-se de seus passos e destino, vendo respeitadas suas opiniões e decisões. "Esse conceito é importante na medida em que pode proporcionar às pessoas com deficiência as condições para que elas assumam o controle de suas vidas, definindo o que é melhor para elas mesmas", destaca Baroni. Ele acrescenta ainda que o maior desafio a ser enfrentado é a invisibilidade das pessoas com deficiência.

"Vivemos hoje uma grande dificuldade para a efetivação da inclusão social, pois mesmo sendo 14,5% da população brasileira, ou seja, 24,5 milhões de pessoas à margem da sociedade, somos invisíveis aos olhos dos governantes e da sociedade. Assim entendemos que pautar, junto à sociedade civil e à área governamental, as questões relacionadas a esse segmento, é nosso maior desafio, a partir da participação das próprias pessoas com deficiência, fazendo valer o lema que move todo o segmento hoje: "nada sobre nós, sem nós", conclui Baroni.

Conheça os Principais Serviços dos CVIs.

Aconselhamento de pares, para atender às necessidades afetivas e práticas de pessoas com deficiência recém-adquirida;

Informações sobre deficiências e recursos comunitários, entre outros;

Defesa de direitos das pessoas com deficiência;

Assistência sobre acessibilidade arquitetônica;

Consultoria em transporte acessíl;

Treinamento de atendentes pessoais;

Oferta de oportunidades de lazer e de desenvolvimento pessoal;

Organização de grupos de apoio;

Assistência profissional sobre alternativas de emprego;

Educação/conscientização/sensibilização do público a respeito de necessidades, potencialidades e realizações das pessoas com deficiência;

Pesquisa de aparelhos, equipamentos e adaptações especiais, ou seja, de produtos de tecnologia assistiva.

palavras-chave: conceito, filosofia, CVI, centro, vida, independente, inserção, recuperação, assistência, pessoa, deficiente, deficiência