Motociclista: evite colisões traseiras
Para evitar colisões na traseira da motocicleta é importante que ela esteja com toda sua parte elétrica em perfeito estado e com todas as luzes funcionando (luz de freio, pisca-pisca, lanternas, etc.). Verifique periodicamente.
Procure não frear bruscamente; reduza a velocidade gradativamente. Fique atento ao que acontece atrás de você (especialmente ao parar na faixa de pedestres). Use os espelhos retrovisores. Velocidade excessiva é fator de risco, porém rodar em velocidade muito baixa também o é. Sinalize sempre suas conversões e paradas. Mostre antecipadamente aos outros motoristas suas intenções.
Também verifique se não há veículo colado atrás de você. Se perceber isto, dê passagem. Da mesma forma que não se deve colar no veículo da frente, não permita que alguém ande colado em você. Se você tiver que frear bruscamente ele baterá atrás.
Evite trafegar na frente de veículos pesados, especialmente em descidas, pois numa parada de emergência, eles podem não conseguir frear a tempo devido à grande força inercial. Como já se disse, na medida do possível, procure afastar-se dos outros veículos, evitando pilotar “prensado”. Lembre-se do princípio da Prudência.
Para continuar a leitura do Manual, clique aqui