Motociclista: não deixe o motor apagar no meio do trânsito
Considero que, por uma questão de segurança, todas as motos deveriam ter marcador de combustível ou, pelo menos, “reserva automática”. Como muitas delas não os possuem, quando acaba o combustível “principal” a moto começa a falhar. Se não mudarmos a torneira para a posição “reserva” imediatamente, muitas vezes acontece de o motor “morrer” bem no meio do trânsito pesado (nota 49).
Algumas motos - mais novas - possuem a posição reserva acionada automaticamente. Quando o combustível “principal” acaba, uma luz no painel se acende, informando o piloto. E a reserva entra automaticamente.
Esta recomendação é especialmente útil para quem possui moto sem partida elétrica: evite ao máximo deixar o motor morrer ou ficar sem combustível (nota 50) no meio do trânsito, principalmente em semáforos, quando todos irão arrancar e outros veículos poderão vir de trás em alta velocidade e você estaria parado no meio da pista tentando fazer a moto pegar. Esta é uma situação de risco e você poderá ser “colhido” por trás.
Ao menor sinal de falta de combustível, abra a reserva imediatamente. O ideal é abastecer antes de entrar na reserva. Nas motos que não possuem marcador de combustível, o piloto pode basear-se no odômetro e no consumo médio.
Caso a moto apague e insista em não pegar, espere o melhor momento e conduza-a até o acostamento. Manter a carburação ou injeção em dia também ajuda a evitar que o motor “morra” sem motivo aparente, expondo você a situações delicadas deste tipo.
Notas:
49 - Em alguns modelos quando acaba o combustível “principal”, o corte é brusco e o motor apaga,
sem que o piloto tenha tempo de acionar a reserva.
50 - CTB, art. 180: “Ter seu veículo imobilizado na via por falta de combustível:
Infração - média; Penalidade – multa 80 UFIR; Medida administrativa - remoção do veículo.”
Para continuar a leitura do Manual, clique aqui