• Pesquisar:

Menu superior




Menu à esquerda




O sistema de informação sobre acidentes de trânsito em Salvador

(publicado no portal Transalvador)

Em cumprimento da sua missão e do que estabelece o artigo 24, inciso IV do Código de Trânsito Brasileiro - CTB, a Transalvador, como órgão executor da política de trânsito do Município, desenvolveu e mantém o SIAT - Sistema de Informação de Acidentes de Trânsito desde janeiro de 2000.

O SIAT - Sistema de Informação sobre Acidente de Trânsito tem como objetivo de consolidar em uma ferramenta computacional todos os requisitos necessários à implantação e operação de um sistema de informação sobre acidentes de trânsito.

Suas atribuições consolidam as melhores práticas amadurecidas dentro do município de Salvador, no que diz respeito à metodologia, coleta, consolidação e divulgação dos dados sobre acidentes de trânsito, em um ambiente seguro, de alta portabilidade e, principalmente, de fácil operação.

Tecnologicamente o SIAT foi desenvolvido dentro dos mais modernos paradigmas da TI. Implementado em uma arquitetura de Data Warehouse, armazém de dados, o sistema é capaz de difundir as funcionalidades de análise dinâmica dos dados – OLAP, o que confere ao gestor ampla capacidade de análise, transformando efetivamente dados em conhecimento estratégico.

Conceitualmente, o SIAT está em conformidade técnica com as orientações sugeridas pelo DENATRAN/RENAEST – Registro Nacional de Acidentes e Estatísticas de Trânsito, capacitando a autoridade para o repasse automático das informações obrigatórias exigidas para o boletim consolidado do DENATRAN/RENAEST. Além disso, o SIAT captura informações de escopo pertinente à gestão local, fornecendo, desta forma, não só o “mínimo” exigido pelo DENATRAN, mas, sobretudo, informações detalhadas sobre a realidade local.

Coleta dos dados

O SIAT foi configurado para prover funcionalidade de digitação distribuída e consolidação de dados de diversas fontes. Isso significa que o sistema é capaz de identificar e rastrear os envolvidos em acidentes de trânsito nas diversas instâncias em que estes podem se encontrar: com base nos registros realizados pela Getran/SET (boletim de ocorrência da SET), complementados pelos dados coletados, em visitas diárias do pessoal do Setor de Estatística de Acidentes de Trânsito, nas 16 Circunscrições Policiais - Delegacias, nos grandes hospitais de atendimento de emergência, na Secretaria de Saúde, no Programa de Resgate Salvar do Corpo de Bombeiro e Instituto Médico Legal - IML.

O mecanismo de rastreamento do SIAT é capaz de acompanhar e atualizar o estado dos envolvidos nas diversas fontes em que estes vierem a dar entrada, considera-se vítima fatal, quando o óbito ocorre no ato do evento ou em até 30 dias após a data do acidente, mantendo os dados mais completos e confiáveis possíveis, no que diz respeito ao cenário do acidente e o resultado deste para cada vítima. Esta funcionalidade assegura a consistência dos dados e cumpre as determinações especificadas pelo RENAEST, a fim de garantir que não haja inconsistências na consolidação das informações.

Integração

O Módulo de integração do SIAT com os sistemas de Multas e RENAVAM, possibilita uma análise mais completa do fenômeno, favorecendo sobremaneira as análises cruzadas entre informações sobre as infrações, perfil do infrator e os acidentes. A partir desta integração é possível, por exemplo, trabalhar com campanhas educativas com os possíveis acidentáveis identificados através de tratamentos estatísticos sobre o banco de dados de multas.

Análise e Publicação

O módulo de estatísticas do SIAT apresenta aos usuários todas as funcionalidades necessárias para extração de informações gerenciais sobre acidentes de trânsito implementado em ferramentas de análise estruturadas e não estruturadas.

Dentre os instrumentos de análise estruturada de dados, o SIAT disponibiliza dois modelos: os relatórios padronizados em forma de boletins estatísticos e as Overviews, visões gerencias rápidas baseadas em informações consolidadas. Estes dois instrumentos são ideais para o acompanhamento de indicadores rotineiros, ou seja, são aquelas visões dos dados que são padronizadas e que precisam ser acompanhadas constantemente dentro do mesmo formato.

Para análise não estruturada dos dados, o SIAT disponibiliza consultas OLAPs – On-Line Analytical Processing. Esta ferramenta é capaz de fornecer ao usuário, em ambiente amigável, capacidade de cruzamento dinâmico dos dados, transformando rapidamente dados brutos em rica fonte de informação gerencial. Através deste tipo de análise o gestor pode facilmente identificar freqüências, padrões de comportamento, público alvo para ações educativas, campanhas educacionais e envolvidos reincidentes, perfilando com todos os tipos de estatísticas descritivas possíveis do seu banco de dados.

Segurança

O SIAT fornece total segurança de acesso às informações por meio de controle autenticado dos usuários do sistema. Cada usuário é cadastrado antes de ter acesso ao SIAT. Um log de utilização é gerado a cada acesso, tornando o sistema capaz de identificar quem acessou, as operações que realizou e quando as realizou.

palavras-chave: tratamento, dado, acidente, trânsito, Salvador, Bahia, BA