Evolução do projeto "Vida no Trânsito"
Implementação progressiva nos Estados e Municípios
“Vida no Trânsito”. Situação do projeto em Agosto 2013
“A Saúde cansou de enxugar gelo. Queremos fazer prevenção”
Marta Silva, coordenadora de Vigilância e Prevenção de Violências e Acidentes do Ministério da Saúde, conversou com a Associação Por Vias Seguras sobre o projeto Vida no Trânsito.
Vida no Trânsito para todas as capitais brasileiras
(Janeiro 2012) Por Vias Seguras levantou as principais ações executadas pelas cinco capitais que iniciaram o projeto em 2011. Recursos de R$ 12,2 milhões do Fundo Nacional de Saúde permitirão a expansão aos demais estados.
Projeto Vida no Trânsito alcançará novas capitais em 2012
(Janeiro 2012) Em entrevista a Por Vias Seguras, o diretor do Departamento de Análise de Situação em Saúde da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Otaliba Libânio, faz um balanço de 2011 e anuncia os planos para 2012.
Projeto "Vida no trânsito". Plano de ação. Componente Nacional
(Maio 2011) O projeto Vida no Trânsito é a parte brasileira do projeto Road Safety in 10 Countries, chamado também RS 10. Os dez países aos quais se refere este nome são Brasil, Camboja, China,Egito, Índia, Quênia, México, Rússia, Turquia e Vietnâ e são responsáveis por quase metade das mortes provocadas pelos acidentes de trânsito no mundo. O projeto, financiado por Bloomberg Philantropies e desenvolvido pela OMS, John Hopkins University (JHU) e Global Road Safety Partnership (GRSP), tem como objetivo subsidiar gestores nacionais no fortalecimento de políticas de prevenção de lesões e mortes no trânsito por meio de qualificação, planejamento, monitoramento, acompanhamento e avaliação das ações.
Em primeira etapa, foram selecionadas cinco capitais para implantação do projeto: Belo Horizonte, Campo Grande, Curitiba, Palmas e Teresina, com o objetivo de desenvolver o projeto nestas cidades, visando a redução de mortes e lesões associadas aos fatores de risco alcool e direção e velocidade excessiva e/ou inadequada.